Item calculado em tabela dinâmica Excel

Objetivo: Demonstrar como realizar cálculos entre itens que constam em uma tabela dinâmica Excel.

Item calculado em tabela dinâmica

Este artigo demonstra como realizar o cálculo com itens em tabelas dinâmicas, tanto em colunas quanto em linhas, realizando cálculos agrupados.

No exemplo temos uma lista de dados de uma empresa que tem algumas filiais e na tabela possui os períodos de faturamento para cada uma delas.

Estas filiais estão agrupadas em Regiões, sendo na Região 1 as filiais 1 e 2, na Região 2 as filiais 3 e 4 e na Região 3 as filiais 5, 6 e 7.

É possível na tabela dinâmica utilizando a opção Item calculado criar somas das filiais agrupadas ou ainda verificar o crescimento das vendas entre o mês de janeiro e o mês de outubro.

Vamos realizar primeiro o procedimento de criação dos agrupamentos de regiões.

Na tabela dinâmica criada clique na célula Filial 2 e depois clique no botão Cálculos->Campos, Itens e Conjuntos->Item calculado.

Na tela que segue digite no Nome a descrição como Região, na fórmula selecione Filial 1 + Filial 2.

Perceba que o campo quando inserido ficará no final da tabela dinâmica, neste caso basta selecionar o campo e arrastar para cima.

Repita a operação para criar os campos da Região 2 e Região 3.

Selecione agora o campo da coluna 2013/01 e clique novamente em Inserir item calculado conforme demonstrado antes.

No nome insira o nome Crescimento e no campo de fórmula insira =1-(‘2013/01’/’2013/10’) selecionando o campo Ano/Mês e nos campos dos Itens digite os mesmos.

Veja que o cálculo realizado é para demonstrar o crescimento entre o mês de janeiro e o mês de outubro.

Agora clique com o botão direito em Opções de tabela dinâmica, selecione a coluna Totais e Filtros e desmarque o total geral de colunas para que não seja realizada a soma de forma duplicada.

Clique na tabela dinâmica e em Página Inicial->Formatação Condicional->Nova Regra e selecione Usar uma fórmula para determinar quais células devem ser formatadas.

Digite a função =PROCURAR(“Região”;$E3;1)=1 para que seja identificado se o campo possui Região digitado e assim formatar destacando estes totais no relatório.

Na formatação clique em Formatar->Efeitos de preenchimento para que seja destacado.

Na aplicação da fórmula desmarque coloque em Aplica-se a =$E$3:$P$310000.

O resultado final é um relatório que é atualizado automaticamente e com agrupamentos diferentes, você pode fazer diversas combinações como também verificar a crescimento entre meses ou ainda, em uma conciliação de dados identificar as diferenças entre as colunas que estão sendo conciliadas. O resultado final é:

DIGITE O SEU EMAIL PARA FAZER O DOWNLOAD DOS ARQUIVOS: Baixe a planilha

Abraço

Marcos Rieper

Sair da versão mobile