Gestão da Manutenção CMMS 5.0 – MTBF e MTTR

Gestão da Manutenção CMMS 5.0 – MTBF e MTTR

Este sistema de gestão de manutenção CMMS 5.0 – MTBF e MTTR permite controlar toda manutenção predial, mecânica ou elétrica de uma determinada empresa, com controles de Ordens de Serviços por Máquinas, Setores ou Departamentos. Também controla custo HH, Custo de Material e Serviços. Gerenciamento completo com todos os recursos do setor com análise gráfica e emissão de relatórios.

Nesta versão além de todas as funcionalidades da versão 52 semanas (2.0), possui também controle de acesso, novos relatórios, dashboard e indicadores de MTBF – Tempo Médio entre Falhas, MTTR – Tempo Médio para Reparos e Disponibilidade – Percentual em que o equipamento esta disponível e é confiável.

MENU

O sistema de gestão de manutenção foi criado pela empresa SofMan em Excel e VBA com banco de dados em Access. O sistema tem seu código fonte liberado podendo ser alterado conforme a necessidade, ou consulte-nos a respeito para um orçamento quanto a alterações no sistema.

Acessando o Menu principal do sistema o usuário já tem acesso as funcionalidades do sistema de forma simples e intuitiva.

Planilha CMMS 5.0 1

Controle de Ordens de Serviço

Clicando nos botões de Pesquisa de O.S. e Ordens de Serviço é possível pesquisar as ordens de serviço cadastradas, cadastrar novas, verificar o status, produtos utilizados, o solicitante, data programada, atendentes que fizeram o serviço e quantidade de horas, materiais utilizados e lançamento de locações, estadia, etc. Ou seja, todos os custos que envolveram a ordem de serviço.

O sistema emite a ordem de serviço, com os dados o local, solicitante, equipamento a ser realizada a manutenção, data programada e campos para os lançamentos de apontamentos e serviços realizados.

Planilha CMMS 5.0 2

Cadastros

O sistema possui cadastros para todos os custos que envolvem a gestão de serviços, permitindo uma melhor análise dos custos com o agrupamento das informações. O sistema possui os cadastros auxiliares de:

  1. Equipamentos: Máquinas e equipamentos cadastrados para receber manutenções. Possui campos: Identificação, Descrição, Localização, Complemento, Marca, Modelo, Nº Série, Fabricante, Família, Tipo e Status.
  2. Tipos de Equipamento: Tipos de equipamentos, como por exemplo: Ar Condicionado Split, Ar Condicionado de Janela, Bomba Centrífuga, Mobiliário, …
  3. Famílias de Equipamentos: Agrupamento dos equipamentos, como por exemplo Ar condicionado, Predial…
  4. Tipo de Manutenção: Cadastro de tipos de manutenção.
  5. Status Ordens de Serviço: Cadastro de status de ordens de serviço.
  6. Mantenedores: Cadastro de funcionários e valor do custo hora.
  7. Materiais: Cadastro de materiais e custo dos mesmos.
  8. Diversos: Cadastro de custos diversos como por exemplo Estadia e Locação de Andaime.
  9. Centro de custos: Centros de custos para lançar a manutenção.
  10. Cronograma 52 semanas: Cronograma de manutenção para até 52 semanas.
  11. Planejamento da manutenção: Planejamento da manutenção.
  12. Dashboard: Relatório com o histórico completo das OS e movimentações de estoque.

Relatórios

A planilha de gestão de manutenção possui relatórios de materiais, relatório de planejamento de manutenção, de entrada e saída de mercadorias, relatório gerencial por tipo de manutenção e dashboard com indicadores.

CMMS-3.0-Manutenção-industrial

Cronograma de Manutenção Programada

No novo cronograma é possível cadastrar todas as programações de manutenção corretiva, preventiva, externa, preditiva, melhoria e oportunidade e colocar em uma escala de 52 semanas do ano como serão realizadas estas manutenções.

Esta melhoria torna ainda mais profissional e prático o processo de controle das manutenções da sua empresa.

Planilha CMMS 5.0 3

Indicadores MTBF e MTTR

MTBF (mean time between failures ou tempo médio entre falhas) e MTTR (mean time to repair ou tempo médio para reparo) são dois indicadores relacionado à disponibilidade de uma aplicação. Apesar de sua relevância no desempenho de processos, muitos gestores subutilizam esses indicadores de desempenho (KPIs) em suas atividades de controle.

O MTBF é a métrica que se refere à média de tempo transcorrido entre uma irregularidade e o próximo lapso. Essas falhas de tempo podem ser prognosticadas por meio de uma fórmula. Já o indicador de MTTR refere-se ao prazo médio que demora para realizar uma correção depois da eventualidade, o erro. Ou seja, é o tempo gasto durante a intervenção em um determinado processo.

Os dois índices são empregados como base referencial para tomar decisões nas organizações. O objetivo de uma operação é sempre aumentar o MTBF e diminuir o MTTR.

Planilha CMMS 5.0 4

Planilha de gestão de manutenção – CMMS

Para adquirir esta planilha clique em um dos links abaixo.

Caso você já tenha uma versão anterior deste sistema, pode comprar um upgrade, aonde terá a nova versão e a migração da base por um valor reduzido.

Planilha CMMS 5.0  Upgrade 52 semans para CMMS 5.0  Upgrade CMMS 1.0 para CMMS 5.0

Abraço

Marcos Rieper