Fórmula para retornar o nome da planilha Excel

Objetivo: Apresentar uma fórmula que retorne o nome de uma planilha Excel para que possa ser utilizada em outras funções.

Fórmula que retorna o nome da planilha

Ás vezes temos necessidade de descobrir o nome de uma planilha para utilizá-la em outra fórmula.

Neste caso é necessário que seja montada uma fórmula para que seja possível extrair esta informação, dado que não temos uma função pronta do Excel para tal finalidade.

Para extrair o nome da planilha, primeiro, você deve ter a sua planilha salva, depois já pode utilizá-la, mude apenas o endereço da célula para a planilha que você deseja descobrir o nome.

A função é a seguinte:

=DIREITA(CÉL(“nome.arquivo”; H1); NÚM.CARACT(CÉL(“nome.arquivo”; H1))- LOCALIZAR(“]”;CÉL(“nome.arquivo”; H1)))

Vamos agora entender a função por partes:

–> CÉL(“nome.arquivo”; H1) retorna o local aonde está salvo  o arquivo, no caso: C:\Users\Rieper\Desktop\[Pasta2.xlsx]Janeiro

–> =NÚM.CARACT(CÉL(“nome.arquivo”; H1)) identifica a quantidade de caracteres que há no endereço da planilha: 44

–> =LOCALIZAR(“]”;CÉL(“nome.arquivo”; H1)) retorna o local aonde está o caracter ] que [e o final de qualquer arquivo salvo no Excel, no caso: 37

–> DIREITA(CÉL(“nome.arquivo”; H1); NÚM.CARACT(CÉL(“nome.arquivo”; H1))- LOCALIZAR(“]”;CÉL(“nome.arquivo”; H1))) faz uso das funções que demonstramos acima e retorna o nome da planilha, veja como ficaria substituindo os resultados das funções: DIREITA(C:\Users\Rieper\Desktop\[Pasta2.xlsx]Janeiro; 4437)), ou seja, buscar á partir da DIREITA os últimos 7 caracteres, que é o tamanho do nome da planilha, no caso Janeiro.

Então é isso, obrigado por acompanhar nosso site, participe também do nosso fórum www.guiadoexcel.com.br/forum postando suas dúvidas e auxiliando os colegas com seu conhecimento.

Abraço

Marcos Rieper