Filtro com Lista de Dados no Excel

PROCV VÁRIOS
PROCV VÁRIOS
12 de dezembro de 2010
Validação de Dados Excel
Como fazer Validação de Dados Excel Intermediário e Avançado
20 de dezembro de 2010

Objetivo: Realizar o filtro de dados a partir de uma base e trazer estes dados por uma pesquisa simples.

Esta é uma solução bastante simples, mas bastante inteligente que eu vi pela primeira vez em uma planilha do meu amigo Afonso Pinheiro Gonçalves, e que tive a sugestão de publicação pelo Paulo César de Carvalho, outro amigo e entusiasta do Excel.

A idéia é a partir de uma base de dados em Excel executar um filtro de de uma lista de validação e criar um relatório destes dados.

 

Realize o download do arquivo e acompanhe as explicações.

Para isso foram feitas 4 tarefas:

1. Na lista de dados foram criadas duas colunas,  Filter e Sequence e utilizadas as seguintes fórmulas:

Filter: =SE(SEERRO(PROCURAR(Dados!$C$1;Sheet1!C2;1);”X”)=1;”X”;””) => Esta fórmula verifica se o campo da coluna C corresponde ao filtro. O * é utilizado como coringa, e no caso significa qualquer informação na coluna.

Sequence: =SE(P3=”X”;MÁXIMO($A$2:A2)+1;””) => Nesta fórmula ele verifica se a coluna Filter está preenchida com o valor X que demonstra que foi realizado o filtro. Fazendo isso esta coluna é preenchida com números sequenciais dos dados que foram filtrados.

2. Filtro de dados -> na célula C1 foi criada uma lista de dados clicando em Dados->Validação de Dados e selecionando uma lista com os CustomerID sem repetição.

Este campo indicará o filtro que deve ser realizado na lista.

3. Foi copiado o cabeçalho da base de dados para a linha 3, este servirá de índice para a fórmula PROCV trazer os dados de cada campo filtrado.

4. Criar uma coluna seqüencial na coluna A com os dados de 1 até o máximo da lista de dados e utilizar para cada célula destas linhas a fórmula:

=SEERRO(PROCV($A4;Sheet1!$A:$P;CORRESP(C$3;Sheet1!$1:$1;0);0);””) => Esta fórmula realiza a busca das informações de cada coluna para cada linha apontando em $A4 o índice da linha sequencial e na fórmula CORRESP ele traz o número correspondente ao índice da coluna na lista de dados.

Abraço

Marcos Rieper


Clique aqui e leia mais sobre Excel VBA. https://www.guiadoexcel.com.br/vba/ O Guia do Excel foi criado por Marcos Rieper e oferece artigos, dicas, tutoriais e modelos de planilhas prontas. Aqui você encontra tudo sobre Excel, seja de nível básico, intermediário,  avançado e VBA. O Guia do Excel oferece diversos materiais completamente gratuitos para download. Navegue em nosso site e confira! Conheça também a nossa Loja do Excel https://loja.guiadoexcel.com.br/

6 Comentários

  1. Eduardo Xavier disse:

    Marcos, excelente suas matérias acabei de descobrir o site, parabéns pelo trabalho.

    Bom vamos a um adicional, porém q ñ consigo descobrir a forma de ser feita.

    Partimos do princípio que uma dessas informações conte com um número grande de caractéres. Ex. Histórico da pessoa, onde descreva várias atribuições,qualificações e blá blá…

    Ao selecionarmos no filtro teremos que ajustar cada linha ou coluna para que possamos visualizar a informação por completo.
    Há alguma funcão, macro, evento que consigamos fzr essa auto formatação de tamanho logo que selecionarmos pelo filtro? afim de evitar ter q entrar campo a campo p/ajustar? sem ser o auto ajuste?

    Gnde Abço e fico no aguardo. Eduardo

  2. Boa Marcos Rieper,

    Antes de mais nada parabéns pelo artigo e site excelentes dicas e planilhas, porém utilizo o excel 2003 e não consegui adaptar estas fórmulas se tivesse uma forma ficaria grato.

    Atenciosamente!!!
    Carlos Eduardo

  3. PAULO GARCIA disse:

    Marcos, gostei muito dessa planilha e era isso que eu estava procurando, porém não consegui filtrar do jeito que eu queria. você pode me ajudar?? enviei para o seu emial o que eu quero.

  4. ADELCIO disse:

    Boa noite quero uma planilha que filtre quantos funcionário ativo, ferias, admissão e rescisão e aquele que não foi trabalho no més, que divida por função explo. padreiro, servente comum, servente pratico, armador, encarregado ou mando por e-mail um exemplo para vc ver como eu quero mais falta o código final. eu agradeço desde ja pela sua ajuda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!


Junte-se ao nosso canal do Youtube. Começamos em abril de 2016, mas já temos mais de 06:00 h de treinamentos gratuitos e este número irá aumentar. Vídeos novos todos os sábados.