Excel VBA – Planilha de controle de manutenção industrial

Excel – Planilha de controle de manutenção industrial

Esta planilha foi criada pelo Arthur Cavalcanti Paes Junior que atua como gerente de fábrica em Recife. Obrigado por compartilhar seu conhecimento.

A manutenção industrial engloba medidas de reparação, readaptação, inspeção, lubrificação e troca de componentes, podendo ser classifica em alguns tipos de manutenção elaborados dentro de toda e qualquer empresa e fábrica: manutenção preventiva, manutenção corretiva planejada e não planejada, manutenção preditiva e manutenção detectiva. Os planos de gestão de manutenção preventiva são de extrema importância na performance de equipamentos e máquinas, pois é uma garantia de que não haverá paralisações inesperadas na manufatura.” Fonte: http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/2927-manutencao-industrial/

Conforme o  site Manutenção e suprimentos, citado acima, a manutenção industrial é uma ação imprescindível em uma empresa para mitigar paradas inesperadas e mitigar perdas com quebras de máquinas da produção.

Nesta planilha que o Arthur disponibilizou temos uma ferramenta para o controle das manutenções realizadas em uma indústria.

Ela controla os cadastros dos equipamentos da produção, os planos preventivos, as ordens de serviço, as empresas prestadoras de serviço de manutenção e gera relatório para o RH com os trabalhos realizados por cada colaborador.

Como usar o controle de manutenção de máquinas industriais

Ao abrir a planilha é exibida a tela abaixo que é o painel do sistema de controle.

Planilha de Manutenção industrial Excel 1

Á partir desta tela são acessadas todas as ações disponíveis da planilha.

Clicando em Tela Principal, o  sistema exibe a tela do sistema com acesso a maioria dos cadastros, controles e relatórios do sistema.

Planilha de Manutenção industrial Excel 2

Clicando em Cad. Equipamento é exibida a tela de cadastro de equipamentos, aonde os mesmos podem ser inclusos, alterados ou excluídos. Para tanto, clique duas vezes no item na lista para selecioná-lo.

Manutenção industrial Cadastro de equipamentos

Clicando em Cad. Plano Preventivo são realizados os cadastramentos dos planos preventivos com a programação criada para a manutenção de determinados equipamentos.

Manutenção industrial Programação da manutenção preventiva

O botão de Abrir OS serve para a criação das ordens de serviço a serem realizadas. É então selecionado o equipamento no qual será realizada a manutenção, a data, tipo e descrição do serviço e impressa para a execução.

Manutenção industrial Cadastro de Ordem de serviço

Manutenção industrial Impressão da ordem de serviço

No botão Editar OS é realizada a edição dos dados de uma ordem aberta, bem como o encerramento com os dados da operação realizada.

E clicando em OS-Aberta são exibidas apenas as ordens de serviço que ainda não foram encerradas.

Manutenção industrial Edição da ordem de serviço

No Cadastro de atividades é aberto o cadastro de atividades que podem ser realizadas na manutenção.

Manutenção industrial Cadastro de atividades

Defina os prestadores de serviços na tela Cadastro de Prestadores.

Manutenção industrial Cadastro de prestadores

No botão Cad. Serviço Prest é chamada a tela de cadastro de serviços prestados, aonde são lançados os serviços de prestadores externos.

Manutenção industrial Cadastro de serviços prestados

No botão Relatório RH é chamada a tela de relatório de no que foram aplicados os esforços dos colaboradores de forma sintética e detalhada.

Manutenção industrial Relatório Homem-Hora

Manutenção industrial Relatório Homem-Hora 1

No botão Cad. Executante é aberto o cadastro de colaboradores.

Manutenção industrial Colaboradores

No botão Gráficos são apresentadas algumas análises dos dados.

Manutenção industrial Gráficos

Para baixar este excelente trabalho do nosso amigo Arthur, clique no botão abaixo, o download iniciará imediatamente.

Ps.: Se houverem problemas de biblioteca não encontrada, pode ser que o seu Excel não esteja com uma referência apontada.

Para resolver o problema vá na Guia Desenvolvedor->Visual Basic e depois clique no menu Ferramentas->Referências e marque a opção Microsoft Forms 2.0 Object Library, conforme a imagem abaixo.

Referências Excel

 

Infelizmente foi retirado este download, porque estava sendo vendida esta planilha gratuita no Mercado Livre sem autorização por alguns. Mas veja a versão com garantia, suporte, banco de dados na nossa loja abaixo.

Conheça também a nova versão da Planilha de manutenção industrial, totalmente funcional, com mais recursos e fácil de utilizar.

Sistema de controle de manutenção CMMS - Planejamento

Gestão de manutenção 2

Neste produto você verá uma versão mais recente, totalmente compatível e funcional com todas as versões do Excel, feito em Excel, VBA e banco de dados Access, além de permitir o planejamento da manutenção em 52 semanas.

Adquirindo este produto você terá um sistema completo para a gestão de manutenções industriais, prediais, de clientes externos, condomínios, etc.

 

Caso precise de uma versão sem o planejamento de manutenção há também a outra versão um pouco mais simples veja:

Abraço

Marcos Rieper