Conciliação de dados no Excel – Manual e Automático

Conciliação de dados no Excel – Manual e Automático

Conciliar dados no Excel é normalmente um desafio. Encontrar as diferenças entre listas de valores pode demorar muito tempo, mas não precisa ser assim. Veja a seguir, em vídeo e no artigo, como realizar a conciliação de dados no Excel de forma manual e automática.

Denomina-se “conciliação contábil” a análise do sados das contas contábeis, e sua respectiva movimentação, visando adequar seu saldo à efetiva realidade, promovendo ajustes necessários na escrituração contábil.Portal de contabilidade.

O método de conciliação de dados no Excel que iremos ensinar neste artigo consiste em comparar duas listas de valores e indicar os itens que constam em uma e não na outra e vice-versa e também diferenças de valores entre as duas.

Para que seja possível a conciliação é necessário que a lista contenha pelo menos um campo chave, ou seja, um campo único que identifique o registro e que tenha ligação com a outra lista. Por exemplo o número da nota fiscal e a série, código do cliente, código do fornecedor, ID no banco de dados, etc.

Veja agora passo-a-passo como realizar a conciliação contábil de forma Manual, e em seguida, após entender o conceito, você pode entender nossa planilha de conciliação Automática.

Conciliação no Excel de forma manual

  1. Separe os dados das suas listas e identifique os campos chave e o campo de valor que será comparado entre as duas.
  2. No caso da conciliação de dados do nosso exemplo, estamos trabalhando com duas listas de notas fiscais e o valor total da nota. É necessário criar uma chave única que identifique cada uma, dado que um mesmo número de nota pode ter outra série. Conseguimos isso concatenando os valores utilizando a fórmula: =A2&”-“&B2. Crie um cabeçalho acima desta função e chame-a de Chave, faça o mesmo com a lista 2.
  3. Em uma nova aba, copie os dados das colunas Chave e Valor e cole como somente valor nesta nova planilha, não esqueça de copiar o cabeçalho.
  4. Nesta nova tabela criada crie um novo campo ao lado da coluna Chave e chame-a de Origem. Esta coluna serve para identificar a qual lista de dados pertence aquele registro.
  5. Digite e copie para todos os registros desta lista “Lista 1“.
  6. Agora que já temos uma lista inicial, vá até a última linha desta lista, copie e cole os dados correspondentes á Chave e ao valor nas colunas desta planilha e digite Lista 2 na coluna Origem.
  7. Agora vamos criar o relatório de conciliação. Selecione a célula E1 da planilha da lista conjunta.
  8. Clique em Inserir->Tabela dinâmica e selecione as colunas A á C em selecionar uma tabela ou intervalo, conforme abaixo e clique em OK.
  9. Na tabela dinâmica criada posicione os campos conforme a imagem.
  10. Ao lado da última coluna digite no cabeçalho Diferença e abaixo a fórmula =F3-G3 e arraste até a última linha.
  11. Depois clique no cabeçalho da tabela dinâmica, até o cabeçalho Diferença e clique na guia Dados e na opção Filtro.
  12. Filtre os dados pela coluna Diferença selecionando apenas os valores que tenham valores diferentes de 0.
  13. Pronto! Agora você pode notar que os registros que estão na Lista 1 e não na Lista 2 e também perceber as diferenças de valores entre os registros das duas listas de dados e a nossa conciliação de dados no Excel está concluída.

Conciliação no Excel de forma automática

O mesmo processo que realizamos de forma manual pode ser feito de forma automática. Como? Utilizando VBA.

No caso temos a seguinte planilha pronta, que foi criada a algum tempo em 2010 e totalmente gratuita para você utilizar. Basta fazer o download ao final do artigo.

Siga as etapas para utilizar a planilha de conciliação automática no Excel:

  1. Ao abrir a planilha marque a opção Habilitar Macros da tarja em amarelo que pode aparecer acima da planilha.
  2. Clique no botão Lista A e coloque os campos chave e valor, a origem é preenchida automaticamente pelo sistema.
  3. Repita a operação na lista B, colocando os dados da lista 2 que você deseja comparar.
  4. Clique no botão Conciliar Listas e veja que todo o trabalho que tivemos antes é criado automaticamente no Excel.
  5. Pronto, agora você já consegue identificar as diferenças rapidamente utilizando esta planilha automática de conciliação.

Quer aprender a programar em VBA?

Este é apenas um exemplo do que você pode fazer utilizando o VBA no Excel. Trabalhos que demoram horas para serem feitos podem ser feitos automaticamente no Excel em minutos e ainda de forma padronizada e sem chance de erro humano.

As vantagens são mais tempo para você ou seu empregado realizar tarefas de análise e não manuais, segurança na informação, e padronização no trabalho.

Se deseja se tornar um dos poucos profissionais no mercado capazes de realizar automações com VBA no Excel veja detalhes do nosso curso Excel PRO – Excel Avançado + VBA + Lógica de programação.

Curso totalmente em vídeo-aulas e passo-a-passo com uma didática apurada e 21h de vídeos, o equivalente á 120h presenciais.

O professor sou eu Marcos Rieper, com experiência como analista, consultor e professor utilizando Excel há mais de 15 anos.

Baixe a planilha

Abraço

Marcos Rieper

Curso Excel Completo – Do Básico ao VBA

Quer aprender Excel do Básico, passando pela Avançado e chegando no VBA? Clique na imagem abaixo:

Sair da versão mobile