Como Criar um Plano Alimentar

O excesso de peso, a diabetes ou os acidentes cardiovasculares, tudo problemas diretamente relacionados e potenciados por uma dieta desequilibrada, são os grandes desafios do futuro próximo, numa altura em que se tornam cada vez mais frequentes especialmente no mundo ocidental. As causas são fáceis de identificar. Um estilo de vida com níveis de ansiedade e stress cada vez mais elevados, a vida profissional a imiscuir-se na vida pessoal e o sedentarismo a ser uma realidade cada vez mais presente no nosso dia-a-dia.


Felizmente existe também uma preocupação cada vez maior com a nossa saúde junto do grande público, que assim procura retomar um estilo de vida mais saudável. Para isso, são implementadas rotinas de exercício físico regular ou uma dieta mais equilibrada. Muitas pessoas recorrem a personal trainers e a nutricionistas profissionais para os auxiliarem nesta demanda, mas o mais importante é a dedicação, foco e responsabilidade.

A solução principal passa então por criar um plano alimentar, de forma a poder controlar o que come, quando e em que quantidades. E a melhor forma de o fazer é adotando uma planilha em Excel para plano alimentar, que torna tudo mais simples, fácil e rápido, graças a uma otimização eficiente dos recursos. Atualmente, em plena era digital, a internet veio em nosso auxílio, ajudando a conciliar tempo e trabalho. E esta é um desses exemplos.

Cinco Passos Fundamentais para um Plano

São várias as perguntas para as quais deve encontrar resposta com um bom plano alimentar. Quantas calorias necessita de consumir diariamente será, provavelmente, a mais importante. Mas não só. O primeiro passo passa por descobrir qual é a sua taxa metabólica basal, ou seja, aquela que corresponde à quantidade de energia que o seu organismo necessita quando está em repouso para se manter num funcionamento adequado.

Além disso, precisa ter em conta também a sua atividade física regular diária. Essa média vai indicar a quantidade de calorias que queima por dia, adotando assim as suas reais necessidades nutricionais ao seu plano alimentar. Isso determina também a energia que necessita por dia. E, ao definir esse gasto energético, vai perceber quantas calorias precisa então ingerir. E é aqui que entra então a elaboração do seu plano alimentar.

Finalmente, o último passo passa por manter ruma regularidade constante nas medidas adotadas. Obviamente que vai necessitar de foco e dedicação. Sem um verdadeiro compromisso, nenhum plano alimentar funcionará. E é por isso que as ferramentas digitais, como a planilha em excel de plano alimentar, são ótimos aliados. É que, além de otimizarem os seus recursos, tornam tudo isto bem mais fácil.

As Vantagens da Planilha em Excel de Plano Alimentar

Como é mais ou menos óbvio são vários os benefícios para o utilizador em adotar uma planilha em excel de plano alimentar. Como já percebemos nas linhas acima, esta é uma forma perfeita para tornar o seu plano alimentar mais eficiente, otimizando os seus recursos e ganhando tempo livre no seu dia-a-dia. E nunca tanto como hoje foi tão verdade a máxima de que tempo é dinheiro.

A planilha em excel de plano alimentar tem várias funcionalidades, que concentra no mesmo sítio uma série de recursos. Pode utilizar a mesma planilha para fazer o registo em simultâneo de várias pessoas, mas também para consultar uma completa e detalhada tabela de alimentos, com todos os gastos calóricas, por exemplo. Além disso, permite-lhe calcular o gasto calórico de forma mais rápida e automatizada.

Além disso, ao adquirir uma destas planilhas, durante um ano tem acesso a todas as atualizações e novas versões do programa, para que se possa manter a par de todas as novidades. A planilha não possui ainda qualquer mensalidade, o que quer dizer que é um investimento de apenas uma vez. E, se por algum motivo perder a planilha, basta baixar novamente, sem qualquer custo acrescido.

Planilha de Plano Alimentar Excel

Você tem que montar planos alimentares frequentemente? A planilha de de plano alimentar em Excel te ajuda a criar mais rapidamente e de forma profissional as dietas.

Trabalhos que poderiam durar horas podem ser feitos em minutos e tudo fica armazenado e pode ser utilizado quando quiser.

O sistema de plano alimentar em Excel foi criado com o intuito de permitir um controle completo de pacientes, planos alimentares criados, tabelas de alimentos e medidas e cálculo de gasto calórico.

plano alimentar 1

Cadastro dos Pacientes

O controle de pacientes permite o cadastro e a pesquisa de pacientes de forma fácil em um formato de sistema.

plano alimentar 2

Tabelas de alimentos

O sistema já vem com as tabelas de alimentos e gastos calóricos, TACO e IBGE, cadastradas e você pode adicionar novos ou alterar como desejar, além de poder criar uma com os favoritos.

plano alimentar 3

Cálculo de Gasto Calórico

No sistema você poderá realizar o cálculo de gasto calórico GET e VET de forma muito fácil e prática, nela pode também alterar os percentuais como desejar, incluindo os cálculos de proteína, carboidrados e lipídios.

plano alimentar 4

Plano Alimentar

O cadastro de plano alimentar é muito prático, feito diretamente na tabela abaixo e pode usar o pesquisar para selecionar os itens pela medida em peso ou pela medida caseira e já são calculados o peso, calorias, proteínas, gordura e carboidrado.

plano alimentar 5

Geração do Plano Alimentar

Abaixo você tem a impressão do plano alimentar já com os dados completos em PDF, pode gerar e enviar por whats, email ou imprimir diretamente.

Comprar Planilha de Plano

Para adquirir a planilha de plano alimentar clique no botão abaixo e adquira na Loja Guia do Excel.

Curso Excel Completo - Do Básico ao VBA

Quer aprender Excel do Básico, passando pela Avançado e chegando no VBA? Clique na imagem abaixo:


Marcos Rieper

Pai, marido, professor e consultor em Excel.

Obrigado por ler este artigo, este blog foi criado para difundir o conhecimento em Excel à todos.

Divulgamos novos artigos nas redes sociais, basta clicar nos ícones abaixo.

Excel não precisa ser complicado

Assine nossa newsletter e receba dicas práticas para dominar o excel