Como consultar SIMPLES Nacional Online

Como consultar SIMPLES Nacional Online

Como consultar o simples nacional? Caso você seja um microempreendedor ou possua uma pequena empresa, provavelmente, já está bem familiarizado com as várias burocracias que rodeiam o mundo dos negócios. Uma delas é o Simples Nacional, abreviação de “Regime Especial Verificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte”.

Vamos explicar a seguir, sobre o que se trata esse regime e, principalmente, como acessá-lo se você tem uma empresa optante.

O que é o Simples Nacional

O Simples Nacional se trata de um regime tributário simplificado e favorecido, previsto na Lei Complementar Nº 123, criada em 2006. A norma se aplica, como falamos, às Microempresas (ME) e às Empresas de Pequeno Porte (EPP) e está em vigor desde junho de 2007.

O regime em pauta envolve tributos e formas de contribuição brasileiras, geralmente administrados pela Receita Federal, mais o Imposto Sobre Serviço (ISS) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A lei abrange, além do regime tributário específico, questões como:

– Licitação;

– Relação de trabalho;

– Estímulo ao crédito;

– Capacitação;

– Etc.

Como ingressar no Simples Nacional

Existem algumas condições necessárias para um negócio poder ingressar no regime tributário. De acordo com a Receita Federal, do Ministério da Fazenda, para empresas serem tributadas nessa categoria, é preciso:

  1. Enquadrar-se na definição de microempresa ou empresa de pequeno porte (limite de faturamento anual);
  2. Cumprir requisitos previstos em lei;
  3. Formalizar a opção pelo Simples Nacional.

Em uma das suas últimas atualizações, em 2016, o Simples Nacional passou a permitir o ingresso de algumas empresas. Um exemplo é o pequeno produtor de bebidas alcoólicas.

As empresas que, enfim, puderem optar pelo Simples Nacional, podem realizar o procedimento integralmente pela Internet.

Para isso, é necessário acessar o site do Simples Nacional e gerar o seu código de acesso. Em seguida, serão solicitadas algumas informações, como por exemplo, CNPJ, CPF do responsável pelo negócio, Declaração de Imposto de Renda ou Título de Eleitor, para finalizar o processo.

Há, ainda, critérios que impedem que empresas optem pelo regime. Eles são:

  • Empresas com sócio ou dono que também faça parte de outro negócio optante do Simples Nacional;
  • Empresas que tenham sócio ou dono que vive fora do país;
  • Empresas constituídas sob sociedade de ações;

– Etc.

Como consultar dados do Simples Nacional

Para saber se uma empresa opta pelo Simples Nacional, existe um passo a passo:

1. Acessar o site da Receita Federal, do Ministério da Fazenda, e ir até a seção referente ao Simples Nacional http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/aplicacoes.aspx?id=21;

Consultar simples nacional

2. Em seguida, informar qual é o número do CNPJ da empresa que será consultada;

3. Clique em “Consultar” e gere um documento;

Como consultar simples nacional

4. Confira o dado disponibilizado em “Situação no Simples Nacional”, dentro da aba “Situação Atual”. Se a empresa optar pelo regime, aparecerá também a data em que começou. Caso contrário, será mostrado, apenas, “Não optante pelo Simples Nacional”.

Ficou interessado pelo mundo dos negócios? Então, saiba mais sobre o que envolve este universo. Acesse o nosso site e conheça os nossos produtos.

Planilha de Consulta Automática SIMPLES Nacional

Neste artigo é apresentada uma solução para consulta automática de SIMPLES Nacional, uma planilha de consulta á Receita Federal a partir apenas do CNPJ.

Uma das situações recorrentes nas empresas atualmente, é a necessidade de ter um cadastro de clientes e fornecedores atualizado, evitando diversos problemas na emissão de notas fiscais e lançamento de dados de fornecedores.

Neste sistema criado pela empresa Gestão Office, você pode tanto consultar um único CNPJ utilizando uma tela de consulta, aonde é digitado o CNPJ e o sistema retorna todos os dados, como também a consulta em lote, aonde é preenchida uma coluna com os CNPJs a serem pesquisados e a planilha realiza a consulta dos dados do cadastro diretamente no site da Receita Federal e retorna todos os dados do cadastro.

Consultar SIMPLES Nacional Individualmente

Este sistema realiza uma consulta automática dos dados cadastrais de um determinado CNPJ no cadastro do SIMPLES Nacional, bastando digitar o CNPJ e clicar no botão Pesquisar e Gravar para que os dados sejam inseridos na sua planilha.

Planilha consulta SIMPLES Nacional

Consulta em lote de SIMPLES Nacional

Consultando milhares de CNPJ de forma automática e retornando seus dados cadastrais com  um simples clique no botão Listar CNPJ, bastando então aguardar a conclusão da consulta com dados totalmente atualizados.

planilha-de-consulta-simples-nacional-mei-2

Como é realizada e qual o preço da consulta?

A consulta é realizada diretamente no site do SIMPLES e a planilha é liberada por um ano para quantas consultas você precisar, sem mensalidades ou custo adicional neste período.

Perguntas e Respostas

Veja as perguntas mais frequentes sobre Planilha de consulta automática de SIMPLES Nacional ou faça sua própria pergunta abaixo. Será um prazer respondê-lo.

Perguntas de outros usuários

1. A planilha possui alguma restrição de uso?

Não, a planilha é livre para uso sem qualquer restrição, apenas não pode ser revendida ou disponibilizada para pessoa que não a compradora.

2. Possui alguma mensalidade para a consulta?

A planilha tem um pagamento único para uso por um ano.

3. A consulta tem que ser digitada uma por uma?

Não, você pode consultar em massa.

4. Esta planilha foi criada pelo Guia do Excel?

Não a planilha foi criada por uma empresa Gestão Office e é comercializada na loja Guia do Excel.

Como adquirir?

Você pode adquirir e ter acesso imediato ao programa comprando na nossa loja. Abaixo o link deste produto e também para a compra do combo Consulta Automática de CNPJ.consulta-automatica-simples-nacional-meiAbraço

Marcos Rieper