Como consultar SIMPLES Nacional Online
Como consultar o simples nacional? Caso você seja um microempreendedor ou possua uma pequena empresa, provavelmente, já está bem familiarizado com as várias burocracias que rodeiam o mundo dos negócios. Uma delas é o Simples Nacional, abreviação de “Regime Especial Verificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte”.
Vamos explicar a seguir, sobre o que se trata esse regime e, principalmente, como acessá-lo se você tem uma empresa optante.
O que é o Simples Nacional
O Simples Nacional se trata de um regime tributário simplificado e favorecido, previsto na Lei Complementar Nº 123, criada em 2006. A norma se aplica, como falamos, às Microempresas (ME) e às Empresas de Pequeno Porte (EPP) e está em vigor desde junho de 2007.
O regime em pauta envolve tributos e formas de contribuição brasileiras, geralmente administrados pela Receita Federal, mais o Imposto Sobre Serviço (ISS) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
A lei abrange, além do regime tributário específico, questões como:
– Licitação;
– Relação de trabalho;
– Estímulo ao crédito;
– Capacitação;
– Etc.
Como ingressar no Simples Nacional
Existem algumas condições necessárias para um negócio poder ingressar no regime tributário. De acordo com a Receita Federal, do Ministério da Fazenda, para empresas serem tributadas nessa categoria, é preciso:
- Enquadrar-se na definição de microempresa ou empresa de pequeno porte (limite de faturamento anual);
- Cumprir requisitos previstos em lei;
- Formalizar a opção pelo Simples Nacional.
Em uma das suas últimas atualizações, em 2016, o Simples Nacional passou a permitir o ingresso de algumas empresas. Um exemplo é o pequeno produtor de bebidas alcoólicas.
As empresas que, enfim, puderem optar pelo Simples Nacional, podem realizar o procedimento integralmente pela Internet.
Para isso, é necessário acessar o site do Simples Nacional e gerar o seu código de acesso. Em seguida, serão solicitadas algumas informações, como por exemplo, CNPJ, CPF do responsável pelo negócio, Declaração de Imposto de Renda ou Título de Eleitor, para finalizar o processo.
Há, ainda, critérios que impedem que empresas optem pelo regime. Eles são:
- Empresas com sócio ou dono que também faça parte de outro negócio optante do Simples Nacional;
- Empresas que tenham sócio ou dono que vive fora do país;
- Empresas constituídas sob sociedade de ações;
– Etc.
Como consultar dados do Simples Nacional
Para saber se uma empresa opta pelo Simples Nacional, existe um passo a passo:
1. Acessar o site da Receita Federal, do Ministério da Fazenda, e ir até a seção referente ao Simples Nacional http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/aplicacoes.aspx?id=21;
2. Em seguida, informar qual é o número do CNPJ da empresa que será consultada;
3. Clique em “Consultar” e gere um documento;
4. Confira o dado disponibilizado em “Situação no Simples Nacional”, dentro da aba “Situação Atual”. Se a empresa optar pelo regime, aparecerá também a data em que começou. Caso contrário, será mostrado, apenas, “Não optante pelo Simples Nacional”.
Ficou interessado pelo mundo dos negócios? Então, saiba mais sobre o que envolve este universo. Acesse o nosso site e conheça os nossos produtos.
Planilha de Consulta Automática SIMPLES Nacional
Neste artigo é apresentada uma solução para consulta automática de SIMPLES Nacional, uma planilha de consulta á Receita Federal a partir apenas do CNPJ.
Uma das situações recorrentes nas empresas atualmente, é a necessidade de ter um cadastro de clientes e fornecedores atualizado, evitando diversos problemas na emissão de notas fiscais e lançamento de dados de fornecedores.
Neste sistema criado pela empresa Gestão Office, você pode tanto consultar um único CNPJ utilizando uma tela de consulta, aonde é digitado o CNPJ e o sistema retorna todos os dados, como também a consulta em lote, aonde é preenchida uma coluna com os CNPJs a serem pesquisados e a planilha realiza a consulta dos dados do cadastro diretamente no site da Receita Federal e retorna todos os dados do cadastro.
Consultar SIMPLES Nacional Individualmente
Este sistema realiza uma consulta automática dos dados cadastrais de um determinado CNPJ no cadastro do SIMPLES Nacional, bastando digitar o CNPJ e clicar no botão Pesquisar e Gravar para que os dados sejam inseridos na sua planilha.
Consulta em lote de SIMPLES Nacional
Consultando milhares de CNPJ de forma automática e retornando seus dados cadastrais com um simples clique no botão Listar CNPJ, bastando então aguardar a conclusão da consulta com dados totalmente atualizados.
Como é realizada e qual o preço da consulta?
A consulta é realizada diretamente no site do SIMPLES e a planilha é liberada por um ano para quantas consultas você precisar, sem mensalidades ou custo adicional neste período.
Perguntas e Respostas
Veja as perguntas mais frequentes sobre Planilha de consulta automática de SIMPLES Nacional ou faça sua própria pergunta abaixo. Será um prazer respondê-lo.
Perguntas de outros usuários
1. A planilha possui alguma restrição de uso?
Não, a planilha é livre para uso sem qualquer restrição, apenas não pode ser revendida ou disponibilizada para pessoa que não a compradora.
2. Possui alguma mensalidade para a consulta?
A planilha tem um pagamento único para uso por um ano.
3. A consulta tem que ser digitada uma por uma?
Não, você pode consultar em massa.
4. Esta planilha foi criada pelo Guia do Excel?
Não a planilha foi criada por uma empresa Gestão Office e é comercializada na loja Guia do Excel.
Como adquirir?
Você pode adquirir e ter acesso imediato ao programa comprando na nossa loja. Abaixo o link deste produto e também para a compra do combo Consulta Automática de CNPJ.Abraço
Marcos Rieper
