Como consultar CNPJ Online

Como consultar CNPJ Online

Quando você ouve a sigla CNPJ, dificilmente soa estranha aos seus ouvidos. Correto? Mas você sabe o que CNPJ significa e como consultar CNPJ Online? Significa: Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. E o que é Pessoa Jurídica? Um coletivo de membros com o mesmo objetivo que, mediante o segmento que desejam atuar, precisam de autorização do governo para tal.

Não à toa, quando pensamos em CNPJ, logo nos ocorre a ideia de empresas, comércios, instituições que usam esse registro como fonte de renda, afinal isso é permitido.

Mas, esse cadastro não se restringe exclusivamente para fins lucrativos. Empresas, ONGs, Igrejas, Partidos Políticos são exemplos de entidades que se abrigam embaixo do CNPJ.

Antes de contratar algum serviço, comprar um produto, se filiar ou fazer uma doação, o cidadão tem a seu favor o benefício da consulta do CNPJ online, por meio do site da Receita Federa.

Dessa forma, se pode conferir a idoneidade, situação cadastral, ramo de atividade, problemas com a justiça, que a empresa amparada sob aquele CNPJ tem ou já teve. Você sabe como consultar um CNPJ online?

Consulta Online do CNPJ

Não é de hoje que o Governo Federal oferece para sociedade a consulta fácil e desburocratizada do CNPJ das entidades cadastradas em sua base. Essa é uma atitude simples que pode evitar dores de cabeça desnecessárias.

Afinal, caso um CNPJ tenha algum problema de qualquer espécie, isso ficará bem claro na consulta online que você pode e deve fazer.

Entenda agora o passo a passo para facilitar ainda mais esse processo. Antes de tudo, munido de um equipamento eletrônico como Notebook, Computador ou Smartphone, obrigatoriamente conectados com a internet, acesse o site da Receita Federal .

Já na página, por sinal muito fácil de usar, na lacuna CNPJ digite o número da empresa que deseja consultar. O sistema vai solicitar que você clique na opção “Não sou um robô”, conhecido também como Recaptcha.

Acesse em: http://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp

consulta cnpj online

Esse é um procedimento-padrão que garante para o site que é um usuário humano e não um programa “malfeitor” que deseja utilizá-lo. Após preencher, clique em consultar

Ao final terá muitas informações públicas da empresa:

como consultar consultar cnpj online

O que devo considerar nessa consulta

Dentro do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral, todos os dados referentes a empresa que está sendo consultada estarão à sua disposição. Note que, um dos primeiros dados disponíveis é o nome empresarial. Ele possivelmente será diferente do nome do estabelecimento, também conhecido por “nome fantasia”.

Outro ponto a se considerar é conferir se o ramo de atividade que aquela entidade realizada na prática é o mesmo que ela está cadastrada na base do Governo, caso não seja fique atento. Afinal, por que uma empresa mentiria para o Governo sobre o trabalho que está desenvolvendo?

Normalmente, as empresas estão amparadas dentro de uma atividade principal, mas detém a autorização para fazer atividades secundárias, todas elas estarão descritas ali e devem ter relação direta.

Nesse comprovante, também é possível encontrar o endereço completo de quem está sendo consultado além do endereço eletrônico. Um dos pontos mais importantes a se considerar nessa minuciosa consulta é a situação cadastral, se nesse item a empresa não constar como ATIVA fuja dela o quanto antes.

Tipos de CNPJ

Existem alguns tipos de CNPJ, isso porque há diferentes maneiras para enquadrar as empresas ou instituições. Veja quais são:

  • Sociedade Limitada (LTDA):

Consiste em dois ou mais sócios onde as normas são definidas de acordo com o investimento de cada um deles;

  • Sociedade anônima (S/A):

a sua principal característica é o fato do capital financeiro ser dividido em ações e os membros serem denominados acionistas;

  • MEI (Microempreendedor Individual:

nesse perfil, se enquadram profissionais autônomos, geralmente pequenos empresários;

  • Sociedade Individual (EIRELI):

como o próprio nome já diz, trata-se de uma empresa com único dono.

Cuidado em sua pesquisa online

Se você acessar a internet e simplesmente digitar: “Pesquisa de CNPJ online”, uma infinidade de sites estará à sua disposição oferecendo esse tipo de serviço. É válido lembrar que quando tratamos de internet, muitas vezes ela se apresenta para nós como uma “terra sem lei”.

Muitas páginas oferecem esse serviço de pesquisa online, mas nenhuma será tão segura e eficiente como o site da Receita Federal. Alguns sites cobram por esse serviço e outros podem ser apenas “fachada” para, por exemplo, roubarem seus dados pessoais, ou ainda, causar algum tipo de dano para a empresa que será consultada.

Conclusão

A pesquisa de CNPJ online é e se sempre será uma arma a seu favor. Sempre que necessário faça uso dela para evitar constrangimentos desnecessários no futuro.

Como esta consulta pode ser muido demorada, nós temos uma solução para consulta automática de CNPJ Online automática.

Planilha de consulta de CNPJ automática – 1 ano de acesso

Neste artigo é apresentada uma solução de planilha de consulta de CNPJ automática para que seja possível atualizar sua base de clientes ou fornecedores rapidamente.

Uma das situações recorrentes nas empresas atualmente, é a necessidade de ter um cadastro de clientes e fornecedores atualizado, evitando diversos problemas na emissão de notas fiscais, entrega, falta de contato, …

Neste sistema criado pela empresa Gestão Office você poderá consultar milhares de CNPJ de forma rápida e com segurança de que os seus dados estarão corretos, pois não haverá intervenção humana na digitação.

Consulta em automática de CNPJ

planilha de consulta de cnpj

Basta preencher a coluna Lista de CNPJ na planilha de consulta de CNPJ e digitar os seus CNPJs ou colar sua lista á partir um relatório.

Após ter uma lista preenchida, com milhares de CNPJs de clientes e/ou fornecedores clicar no botão Listar CNPJ para que a planilha preencha automaticamente em minutos todos dados relativos ao cadastro da Receita Federal diretamente na planilha de consulta de CNPJ.

Campos

Um dos problemas dos cadastros de clientes e fornecedores atualmente são campos incorretos de endereços, situação cadastral, telefone incorreto e e-mail para contato. Com esta planilha não há este problema, pois como os dados são do próprio cadastro do CNPJ estes dados estão 100% corretos e atualizados.

Os campos preenchidos pelo sistema são:

planilha de consulta de cnpj

Mais detalhes da planilha de consulta de CNPJ e para adquirir

Para adquirir esta planilha de consulta automática de CNPJ clique no link abaixo que remete à nossa loja.

Abraço

Marcos Rieper