Certificação Microsoft Specialist Excel 2010 – MOS 77-882

Objetivo: Explicar a respeito da certificação Microsoft Specialist Excel 2010 – MOS 77-882 e o que é necessário para realizar a mesma.

Excel Specialist MOS 77-882

As certificações Microsoft tem por objetivo certificar profissionais do mercado que tenham conhecimentos avançados nas suas ferramentas.

Estas certificações existem para quase todas as ferramentas da Microsoft, iremos nos ater a certificação Microsoft Office Specialist em Excel 2010, a certificação MOS 77-882.

Na página http://www.microsoft.com/learning/pt-br/exam-77-882.aspx há indicações do que deve ser estudado:

  1. Gerenciando o ambiente de planilha
  2. Criando dados de célula
  3. Formatando células e planilhas
  4. Gerenciando planilhas e pastas de trabalho
  5. Aplicando fórmulas e funções
  6. Apresentando dados visualmente
  7. Compartilhando dados de planilha com outros usuários
  8. Analisando e organizando dados

Para realizar esta prova o usuário deve estar habituado com os procedimentos acima e também com as funções inclusas da versão 2010 da ferramenta.

Ao fazer a prova o aluno deverá saber utilizar os mini-gráficos e as novas ferramentas de desenho e smartArt por exemplo que foram inclusas nesta versão.

A prova é composta de 18 questões que sempre possuem 2 etapas, portanto são 36 tarefas a serem realizadas diretamente no Excel, não sendo uma prova de assinalar portanto.

As perguntas são respondidas em até 50 minutos e valem no total 1000 pontos se forem todas respondidas corretamente.

Ao longo da prova você pode refazer a questão caso realize alguma tarefa incorretamente durante a mesma, mas nunca poderá voltar a questões anteriores, por isso tem que tomar cuidado.

Outra dica importante é que o aluno deve cuidar em não utilizar atalhos do teclado para realizar as tarefas, tente sempre utilizar os comandos das guias do Excel.

A prova é totalmente em português brasileiro, por isso não há dificuldade em entender as questões, e antes da prova é dada uma instrução ao aluno sobre a prova e também é aplicado um simulado que é comprado diretamente de empresas parceiras Microsoft, tudo isso diretamente com a instituição que aplica a prova.

Para localizar o centro autorizado para aplicar a prova mais próximo da sua casa utilize: http://www.certiport.com/locator# e selecione a certificação que deseja realizar, o país e a cidade.

MOS 77-882 Excel 2010

A página será redirecionada para a seguinte que apresenta os centros certificados mais próximos da sua cidade:

MOS 77-882 Excel 2010 2

No meu caso fui muito bem atendido pela Microlins de São José dos Pinhais – PR, fone 41-3035-6767, que me passou corretamente um  treinamento padrão realizado por professores certificados para o curso, e foram muito solícitos com tudo que foi necessário para a realização da certificação.

A prova hoje está custando R$ 500,00, já incluso treinamento, simulado e teste e pode ser realizado em qualquer das escolas certificadoras.

Ao final da prova você já sai certificado e pode imprimir o diploma, todas as suas certificações, em conjunto com as notas dos exames serão postadas na sua página na certiport.com, no meu caso foram 925 pontos e os valores conforme as categorias abaixo.

MOS 77-882 Excel 2010 3

Abraço

Marcos Rieper

MOS 77-882 Excel 2010