Apresentação de análises com o recurso câmera do Excel

Comparação de lucros com representação gráfica
Comparação de lucros com representação gráfica
18 de outubro de 2010
Consolidação de dados no Excel
27 de outubro de 2010

Objetivo: Apresentação de dados em única aba do Excel.

O recurso câmera, permite que uma região seja copiada para outro local da planilha, criando uma imagem que é atualizada simultaneamente com a alteração das informações da região.

Neste exemplo você verá a utilização deste recurso na apresentação de dados em uma única guia, utilizando para isso botões e uma VBA simples que faz com que a imagem seja jogada para frente ou para trás, conforme a opção selecionada.

Utilizando o recurso câmera do Excel representado pelo ícone  e um pouco de VBA foi criada esta planilha que reúne as análises de informações em planilhas, gráficos e textos.

Para ativar o recurso câmera, clique em Arquivo (Ícone Office)->Opções->Personalizar Faixa de Opções, selecionar Escolher comando em: Todos os Comandos, e selecionar o campo câmera.

Utilizando o recurso câmera:

1. Selecione uma área na sua planilha, de preferência nomeie o intervalo, porém não é obrigatório

2. Clique no ícone câmera

3. Selecione o local aonde será criada uma imagem do intervalo selecionado.

Pronto! Você pode incrementar a apresentação dos dados utilizando VBA conforme o exemplo que você pode baixar neste artigo.

Abraço,

Marcos Rieper

9 Comments

  1. Magna disse:

    Bom dia Marcos,

    Estou com algumas dúvidas, qeu vou descrever a seguir.

    1ª -> me interessei muito pelo artigo que você colocou na net: “Apresentação de análises com o recurso câmera do Excel”. Baixei o arquivo de exemplo. Na verdade ele baixa uma arquivo zipado, quando descompacto, não sei que arquivo executar. Tentei clicar duas vezes no arquivo [Content_Types].xml, só que ele abre no navegador mas mostrando uma série de códigos. Como faço para ver o exemplo?

    2ª -> tenho várias planilhas interligadas, com fórmulas/links entre elas, muitas vezes acontece a seguinte situação: a PlanilhaA contém valores que são utilizados pelas PlanilhasB e C, sendo que a PlanilhaA, também utiliza resultados de B e C, B, também fornece e recebe resultados das demais e assim por diante, acaba que não sei a ordem dos cálculos.
    Preciso de um código que (não sei como), rastreie as planilhas e me informe a ordem dos cálculos, ou seja, faça uma verificação fórmula a fórmula e me indicar se ela será a primeira, segunda, terceira, etc… a ser calculada.
    Se fossem poucas planilhas, faria esse rastreamento manualmente, porém tenho 66 planilhas, totalizando 52.000 fórmulas.

    Você pode me ajudar?

    Grata.

    Magna.

    • Marcos Rieper disse:

      Olá Magna,

      Com relação ao primeiro problema resolvi o mesmo, é que eu estava testando apenas no navegador Google Chrome que eu uso, depois vou alterar os outros downloads para funcionarem também em outros navegadores.

      A segunda questão é um pouco complicada, acho que dá pra fazer utilizando VBA e os métodos utilizados na guia Fórmulas Rastrear Precedentes e Rastrear Dependentes.

      Do que se tratam suas planilhas?

      At.

      Marcos Rieper

  2. Walter Bernal disse:

    Boa noite!

    Marcos, está dando um erro nesse arquivo. Não entendi muito bem a funcionalidade dele.

    Abraço!

  3. Jáder Vieira disse:

    Marcos, essa função salvou minha pele, mas gostaria de saber se ela atualiza automaticamente quando está em um outro arquivo.
    Eu criei duas planilhas, uma apenas para ilustração e outra para cálculos, porém a de ilustração não atualiza automaticamente… eu tenho que abrir ambas para que esta seja atualizada.
    Obrigado,

    Jáder

  4. Thiago disse:

    Prezado, não consigo localizar onde baixo a planilha que você cita no artigo, pode me ajudar?

  5. Rodrigo Simon disse:

    Marcos, não sei se existe, mas minha planilha fornece informações a inumeros outros arquivos externos.
    Se eu usar a função rastrear dependentes teria de passar célula a célula para verificar qual célula externa está vinculada a ela e isso se torna inviável.
    Há alguma função ou outro recurso que eu possa utilizar para verificar quantas outras planilhas externas dependem de uma planilha específica?

    • Marcos Rieper disse:

      Boa noite Rodrigo,

      Acredito que poderia ser criado com o uso de VBA algo que verificasse a dependência da planilha com outras externas com links quebrados, vou anotar para um outro artigo.

      Toda forma sugiro a utilização de todos os dados em uma mesma planilha ou a utilização de consultas a bancos de dados para evitar este tipo de problema.

      Abraço

      Marcos Rieper

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!


Junte-se ao nosso canal do Youtube. Começamos em abril de 2016, mas já temos mais de 06:00 h de treinamentos gratuitos e este número irá aumentar. Vídeos novos todos os sábados.