10 Dicas de Excel Avançado

Neste artigo você aprenderá 10 dicas de Excel Avançado para começar a usar hoje.

  1. Atalhos Diferentes
  2. Distribuir Séries
  3. Criar Planilhas Sequenciais
  4. Truque do Pincel de Formatação
  5. Enviar planilha como anexo
  6. Extrair com Preenchimento Relâmpago
  7. Textos com Preenchimento Relâmpago
  8. Criar Modelo de Gráfico
  9. Painel de Seleção de Objetos
  10. Super Ocultar Planilhas

Atalhos Diferentes no Excel

O Excel possui uma série de atalhos que auxiliam a ganhar produtividade no Excel.

Veja alguns dos atalhos mais úteis no Excel:

Veja também mais atalhos neste super e-book com 220 atalhos do Excel.

Distribuir Séries no Excel

Digamos que precisamos distribuir valores entre uma data inicial e final ou entre um número inicial e final.

Para isso podemos utilizar a distribuição de séries da seguinte forma.

Clique em Página Inicial -> Preencher -> Série.

dicas de excel avançado 1

Ao selecionar em Série a opção Tendência e clicar em OK você terá então a distribuição conforme abaixo.

Desta forma temos exatamente o mesmo intervalo de datas entre todos os dias, inclusive com a hora, que está suprimida ali, mas na barra de fórmulas aparece.

Veja abaixo a diferença entre as datas, 16,6363 dias, igual para todas as datas.

Criar Planilhas Sequenciais

Uma forma interessante de criar planilhas sequenciais é de forma automática.

Para isso basta digitar Um valor entre parênteses, como por exemplo Dica (01) ou (2020) e ao arrastar a planilha com CTRL e com o botão esquerdo do mouse é criado automaticamente de forma sequencial, Dica (02), Dica (03), etc…

Truque do Pincel de Formatação

O pincel de formatação permite copiar a formatação de células e alguns objetos do Excel ao clicar sobre o inicial e sobre o seguinte.

A maioria das pessoas já utiliza desta forma, mas uma outra forma de fazer é selecionar o intervalo ou células que deseja copiar a formatação, dar duplo clique sobre o pincel de formatação e selecionar novos objetos.

Enviar Planilhas como Anexo

Uma funcionalidade muito interessante do Excel, mas que fica com o comando oculto é o de criação de email com a pasta de trabalho atual em anexo.

Para adicionar este atalho clique em Arquivo -> Opções -> Personalizar Faixa de Opções -> Todos os Comandos e marcar a opção Email.

Em Guias Principais selecione a guia e clique em Novo Grupo ou crie Nova Guia e selecione o botão Email e clique em Adicionar >>>.

Com isso temos então o botão que cria automaticamente o e-mail com a pasta de trabalho em anexo.

Extrair com Preenchimento Relâmpago

O preenchimento relâmpago é um recurso do Excel que permite extração ou preenchimento de dados de forma automática usando inteligência artificial

No caso abaixo temos a digitação do CPF por exemplo que desejamos extrair do texto à esquerda.

Digitamos um exemplo e pressionamos CTRL+SHIFT+E e assim temos o preenchimento para baixo automático, sem a necessidade de fórmula.

Realizando o mesmo procedimento para a data e para a nota fiscal, teremos então o preenchimento conforme abaixo.

Textos com Preenchimento Relâmpago

O preenchimento relâmpago também permite que você crie textos concatenados automaticamente com textos e valores de células

No exemplo abaixo temos uma instrução SQL montada com dados de células à esquerda que contém as informações necessárias.

Com isso ao digitar um exemplo pode preencher as seguintes pressionando as teclas de atalho CTRL+SFIFT+E.

Acima temos o preenchimento das instruções SQL com os dados da coluna da esquerda conforme cada uma das células variáveis.

Salvar Modelos de Gráficos no Excel

Muitas vezes criamos gráficos e temos que refazer o gráfico manualmente, principalmente a configuração do gráfico e das cores.

Uma forma de evitarmos ter que refazer os gráficos é salvando ele como um modelo.

Para isso clique com o botão direito do mouse sobre o gráfico e em Salvar como Modelo…

Salve o modelo com um nome que deseje como para este que é um gráfico do tipo bullet.

O gráfico ficará então disponível para uso a qualquer momento no seu Excel.

Para aplicar o modelo de gráfico selecione um gráfico existente com a mesma estrutura de dados do anterior.

Abaixo um exemplo.

Clique com o botão direito e selecione Alterar Tipo de Gráfico, e selecione Modelos.

Na tela seguinte selecione o modelo que deseja, conforme abaixo.

A conclusão é que o seu gráfico terá a mesma formatação do gráfico do modelo anterior.

Painel de Seleção

O painel de seleção permite que selecionemos objetos da planilha de forma fácil e também permite a navegação, ocultar e excluir objetos.

Para ver o painel de seleção clique em Layout da Página -> Painel de Seleção.

É um painel muito interessante aonde você pode inclusive navegar entre os itens nomeados digitando o nome do objeto pesquisado.

Por isso é sempre interessante nomear os objetos da planilha, até pra facilita a localizar o item posteriormente.

Super Ocultar Planilhas no Excel

Muitas vezes queremos ocultar alguma planilha de cálculo no Excel.

Uma forma de fazer isso é simplesmente clicando com o botão direito em ocultar.

Mas se não proteger a estrutura o usuário poderá alterar novamente e reexibir a planliha.

Então para isso podemos usar o ocultar planilha 2 – xlSheetVeryHidden no VBA.

Para isso clique na guia Desenvolvedor:

Clique então na árvore de projeto na planilha que deseja ocultar, no caso a Dica (10) abaixo:

Selecionando na opção Visible o item 2 – xlSheetVeryHidden temos então a planilha oculta ao voltar ao Excel.

Sendo invisível para reexibição, sem mesmo ter protegido a planilha.

Download Planilha 10 Dicas de Excel Avançado

Clique no botão abaixo para realizar o  download do arquivo de exemplo:

Baixe a planilha

Sair da versão mobile