Relatório com Referência a Pasta Externa Utilizando Indireto

Tabela de Campeonato de Futebol Excel
Tabela de Campeonato de Futebol Excel
1 de abril de 2011
Envio de Mala Direta por Email com VBA
Envio de Mala Direta por Email com VBA
6 de abril de 2011

Objetivo: Demonstrar o uso da função Indireto em uma aplicação prática, neste exemplo temos este realizando link para um arquivo externo de modo a mitigar problemas com perdas de referências.


No Excel nós podemos referenciar o valor a qualquer célula de qualquer pasta aberta, correto?

O problema é que muitas vezes são feitos links para estas pastas e estas por uma questão de estrutura mudam de nome e/ou lugar, o que faz com que a planiha que a referencia fique órfã, e fazendo com que você tenha que alterar todos os caminhos anteriores manualmente ou usando o Substituir.

Para resolver isto, eu utilizei neste exemplo a função Indireto, fazendo uso de um caminho pré-configurado, do nome do arquivo e também do nome das planilhas para que não seja necessário referenciá-las manualmente.

Quando baixar as planilhas você pode salvar em qualquer pasta, bastando na planilha do relatório alterar para apontar para o caminho aonde se encontra a planilha de dados.

Faça o download e observe a utilização desta fórmula e do uso ainda de coringas de concatenação de texto e da função Ordem.

Abraço

Marcos Rieper

14 Comentários

  1. Wellington disse:

    Muito bom o exemplo. Gostei muito

  2. Walter Bernal disse:

    Marcos,

    Show de bola esse exemplo. Vai me ajudar muito, eu fazia várias referências cruzadas porém sempre perdia os caminhos por alterar o local do arquivo entre outras coisas, agora vou conseguir resolver esse problema.

    Mais uma vez valeu brother.

  3. Walter Bernal disse:

    Boa tarde!

    Marcos,

    Tenho algumas planilhas com vinculos externos como no seu post. Porém quero que seja atualizado o valor da principal toda vez que ele for aberto, sem precisa abrir os d+ arquivos.

    É possível?

    Abraço

  4. Renato disse:

    Marcos,

    aqui só funcionou quando os dois arquivos estão abertos. é isso mesmo? tem que mudar alguma configuração?

    abs,

  5. Antônio Marco disse:

    Bom dia Marcos,
    Não está funcionando comigo. Eu fiz como você comentou, salvando no PC e trocando o nome do local da Planilha que contém os dados. Infelizmente a fórmula dá erro. Seria por causa da versão do Excel (eu uso o 2010)?

  6. Osmair disse:

    Bom dia Marcos,
    Como ficaria o código se a planilha “tabela” não estiver em um arquivo externo, e sim no arquivo “importação de dados.xlsm”

  7. Felipe disse:

    Tenho uma planilha com diversos vinculos externos, mas o que esta ocorrendo é que o próprio excel esta alterando o caminho dos vinculos quando fecho a planilha e reinicio o computador.

    EX: faço um vinculo no caminho
    Docs/Meus Documentos/Meus Documentos/planilhas

    Quando fecho e reabro a planilha o caminho esta

    Docs/Meus Documentos/planilhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!


Junte-se ao nosso canal do Youtube. Começamos em abril de 2016, mas já temos mais de 06:00 h de treinamentos gratuitos e este número irá aumentar. Vídeos novos todos os sábados.