Procv Excel com a cláusula contém

Conferir e debugar fórmulas no Excel
Conferir e debugar fórmulas em Excel utilizando F9
19 de outubro de 2015
Gráfico de funil Excel
Gráfico de funil Excel
26 de outubro de 2015

Procv Excel com a cláusula contém

A função Procv do Excel tem por finalidade realizar pesquisas em listas de dados. Exemplo, procurar o sobrenome de um funcionário á partir do seu primeiro nome, ou o Estado de um município.

Se você não conhece a função Procv, assista o vídeo abaixo, feito há alguns anos, que ensina o uso desta função e também da função correlata Proch.

Procv e Proch

Neste artigo demonstraremos como realizar pesquisas utilizando a função PROCV utilizando coringas que tem a função da cláusula contém.

No nosso exemplo temos uma lista dos lutadores do jogo Mortal Kombat e em outro uma busca realizada á partir de partes dos nomes dos mesmos.

Procv com cláusula contém 2

Importante: O uso de coringas na função PROCV somente pode ser utilizado para buscas em nomes e utilizando a referência exata (parâmetro procurar intervalo 0).

A função PROCV utilizada na primeira linha da segunda tabela, realiza a busca exata pelo nome Reptile, note que não são utilizados coringas na busca, a função fica =PROCV(E2;A:B;2;0)

Na segunda linha da mesma tabela temos a busca por qualquer lutador que comece por Liu e que tenha qualquer nome escrito após o mesmo. Para isso utilizamos o coringa * concatenado com o valor, ou seja “Liu*”, a função fica =PROCV(E3&”*”;A:B;2;0)

Na terceira linha temos a busca utilizando o coringa ?, que busca somente o caracter seguinte, “Sub-Zer?”, a função fica =PROCV(E4&”?”;A:B;2;0)

Na quarta linha temos uma busca utilizando * em vários pontos da fórmula. O valor concatenado que será buscado será “Sonya*B*”, ou seja, qualquer lutador que inicie com Sonya e que tenha B em outra parte do nome, a função fica =PROCV(E8&”*”&”B”&”*”;B:C;2;0)

Na quinta linha temos uma busca aonde temos um nome que possui ainda mais 4 letras desconhecidas, o valor concatenado para busca fica “Shang T????”, e a função =PROCV(E9&”????”;B:C;2;0).

Marcos Rieper

1 Comentário

  1. Lucas de Souza disse:

    Sensacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!


Junte-se ao nosso canal do Youtube. Começamos em abril de 2016, mas já temos mais de 06:00 h de treinamentos gratuitos e este número irá aumentar. Vídeos novos todos os sábados.