Procv contém – Procv com uso de coringas * ? contém

Cohort Excel
Cohort Excel – O que é e como fazer a análise Cohort no Excel
23 de outubro de 2017
Soma contar média pela cor no Excel capa
Contar, Somar e Média pela cor da célula no Excel
9 de novembro de 2017

Procv contém – Procv com uso de coringas * ? contém

Há algum tempo eu fiz um artigo demonstrando o uso de coringas no Procv (Procv contém), Procv Excel com cláusula contém. Neste post você verá como  usar no procv cláusulas contém com o uso de coringas, que permitirão que sejam consultadas partes de texto e também partes de números.

No Excel existem alguns caracteres especiais que auxiliam na busca de valores de textos com apenas partes das palavras.

Vejamos como aplicar estes caracteres como um contém na função PROCV do Excel, apesar de eles poderem ser utilizados em várias outras funções.

Procv contém - Procv coringas

Procv contém com *

O * em funções de texto pode ser usado para que o Excel localize qualquer texto que comece com uma determinada cadeia de caracteres, e termine com qualquer sequência, ou que comece com quaisquer caracteres e termine com uma determinada sequência de caracteres, ou ainda mesclar os dois, veja:

  • =PROCV(“Liu*”;B:D;2;0) : Procurar um texto que comece com Liu e possua quaisquer cadeia de caracteres após estes.
  • =PROCV(“*kang”;B:D;2;0) : Buscar um texto que comece com quaisquer quantidade e sequência de caracteres e termine com kang.
  • =PROCV(“liu*”&”ka”&”*”;B:D;2;0) : Retornar a posição da célula que contenha um texto começando como liu, possua ka na sua composição e termine com qualquer texto.
  • =PROCV(F9&”*”&”ka”&”*”;B:D;2;0) : Também podem ser feitas composições utilizando células como variáveis, como neste exemplo, aonde a F9 possui o valor liu

Cabe ressaltar que as buscas não são case sensitive, ou seja, não importa se o texto a ser buscado está em maiúsculo ou minúsculo o Excel não irá levar em consideração isso para a busca, retornando independente disto.

Procv contém com ?

O coringa ? tem por finalidade identificar que há um caracter desconhecido naquela posição, mas somente um, e não uma quantidade qualquer como é o *.

O coringa pode ser utilizado em cadeia em várias posições, identificando letras desconhecidas em posições diferentes ou ainda em sequência como nos exemplos.

  • =PROCV(“Sub-Zer?”;B:D;2;0) : Neste caso busca um texto que comece com sub-zer e qualquer outra letra após este texto, mas somente este texto, ou seja, uma busca exata.
  • =PROCV(“Shang T????”;B:D;2;0) : Busca um texto que comece com Shang T e tenha mais 4 caracteres. Conforme descrito o ? pode ser usado em várias posições diferentes na mesma palavra e também em sequência.

Procv de partes de números

É possível buscar por partes de números no PROCV, mas para isso, estes valores devem ser compreendidos nas células como texto.

Neste caso usamos uma função matricial que transforma os dados das colunas de consulta em texto na fórmula para poder realizar esta busca.

  • {=PROCV(“*7582*”;TEXTO($C$8:$D$80;”@”);2;0)} : A fórmula busca o valor 7582 em qualquer lugar dos textos, seja no começo ou no final, conforme vimos no coringa *, no caso ele retornou a posição do número 82758212, veja que a cadeia de caracteres aparece ao meio.
    Isso só é possível porque foram convertidas as colunas de consulta em texto utilizando a função TEXTO e o formato @ que os converteu. Além disso, é necessário pressionar as teclas CTRL+SHIFT+ENTER para que seja entendida a função como matricial. Veja estes posts para entender mais sobre fórmulas matriciais: http://www.guiadoexcel.com.br/?s=matricial

Por fim…

Caso você tenha um caracter e por coincidência é um coringa e você deve usar o ~ antes dele, assim ele não será interpretado como um texto. Por exemplo:

  • =PROCV(“Liu~*”;B:D;2;0) : Será realizada uma busca pela palavra Liu* ao invés de interpretar o coringa e retornar qualquer palavra que comece com Liu.

Abraço

Download “Procv com coringas” Procv-com-coringas.zip – Baixado 246 vezes – 35 KB

Marcos Rieper

2 Comentários

  1. ANDREY SARTORI disse:

    Muito bom, como todos os vídeos que vc posta..TOP

  2. Alysson Azevedo disse:

    EXCELENTE ARTIGO. Essas dicas de Procv são muito top.
    isso é pensar fora da caixinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!


Junte-se ao nosso canal do Youtube. Começamos em abril de 2016, mas já temos mais de 06:00 h de treinamentos gratuitos e este número irá aumentar. Vídeos novos todos os sábados.