Planilha SPED Contábil Excel

Criação de listas de e-mail com VBA e PowerQuery capa
Listas no Excel com VBA e Power Query – Criação de lista de e-mails
27 de setembro de 2017

Planilha SPED Contábil

A Planilha de SPED Contábil permite a identificação de problemas no arquivo de envio, inclusão, alteração e exclusão de dados e também a extração dos mesmos para análises fiscais e contábeis, além de gerar com base neste arquivo o Balanço, DRE e o Balancete de forma automática.

O Excel abre os dados do arquivo do SPED Contábil separando cada sessão do arquivo em uma planilha aonde o usuário pode alterar diretamente os dados e após os ajustes gerar automaticamente pela planilha um novo arquivo SPED Contábil com os dados alterados e pronto para validar no SPED Contábil.

1. Funcionalidades

MENU

O menu do sistema possui uma interface amigável e intuitiva. Em poucos passos o sistema importa, permite a alteração e gera um novo arquivo em poucos minutos, além de ter uma função para gerar o Balanço, Balancete e o DRE com os dados do arquivo.

Planilha SPED Contábil Excel

Planilha SPED Contábil Excel

Importação do arquivo

Clicando sobre o botão Importar Sped TXT o sistema abre a tela de importação e exportação de arquivos do SPED Contábil.

Basta selecionar o arquivo e clicar no botão Importar Sped TXT para que os dados sejam registrados no banco de dados em Access. Este processo é necessário para permitir uma maior velocidade do sistema.

Uma vez importado o arquivo ele pode ser acessado sempre que necessário enquanto não for substituído por outro arquivo do SPED.

SPED Contábil Importação Excel

Importar SPED Contábil no Excel

Após a importação do arquivo do SPED Contábil para o banco de dados Access, pode-se abrir o arquivo no Excel.

Para isso basta clicar no botão Importar Sped com o ícone do Excel. O sistema abre automaticamente todas as sessões do arquivo em planilhas do arquivo Excel.

Estas planilhas podem ser alteradas diretamente, em qualquer campo, incluindo linhas, excluindo linhas ou alterando qualquer valor de qualquer campo das sessões.

Veja na imagem todas as sessões abertas em planilhas e também todos os campos devidamente separados e permitindo serem modificados facilmente diretamente na planilha.

SPED Contábil Importação Excel

Realizar Ajustes

Após a abertura do arquivo no Excel, os ajustes de inclusão, alteração ou exclusão podem ser feitos diretamente no Excel.

Esta é a principal funcionalidade do sistema pois após as alterações, basta clicar no botão Realizar Ajustes para que as informações fiquem salvas no banco de dados em Access e possam ser exportadas em um novo arquivo de SPED Contábil devidamente formatado e pronto para ser validado no programa de importação do SPED.

SPED Contábil realizar ajustes

Exportar Sped TXT

Após as alterações realizadas nos dados na planilha do SPED PIS COFINS, com inclusões, alterações e exclusões e clicando em Realizar Ajustes, basta clicar no botão Exportar Sped TXT.

Ao clicar neste botão o sistema exibe a tela de exportação para selecionar o local e o nome do de saída do novo arquivo de SPED Contábil.

Este arquivo já está no formato correto e pronto para ser processado no Validador SPED Contábil.

Planilha SPED Contábil Exportação Excel

Exportar DF

O sistema possui ainda a exportação dos dados do arquivo SPED Contábil no formato de demonstrativos contábeis. São criadas as planilha de Balanço, Balancete e DRE permitindo assim análises, comparações e batimentos dos dados do arquivo.

Planilha SPED Contábil DRE Excel

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!


Junte-se ao nosso canal do Youtube. Começamos em abril de 2016, mas já temos mais de 06:00 h de treinamentos gratuitos e este número irá aumentar. Vídeos novos todos os sábados.