Objetivo: Demonstrar a utilização de uma planilha de cálculo de horas extras com dados consultados a partir de um banco de dados Access (Mudando a conexão e a consulta pode ser para qualquer outro banco).
Criação da automatização por Jardel Novaes.
Esta planilha foi originalmente criada por mim a algum tempo no artigo http://guiadoexcel.com.br/controle-de-hora-extra-excel-2007, e foi alterado por Jardel Novaes um grande amigo, a quem devo agradecer pela grande colaboração com o site neste artigo e no último artigo http://guiadoexcel.com.br/funcao-case-no-excel-substituicao-aninhamento-de-se, aonde me deu dicas preciosas.
Esta planilha possui várias dicas preciosas que podem ser exploradas para também para outros fins:
- Possui cálculos de horas observando os dias da semana
- Trabalha com horas quando o período passa da meia-noite, exemplo 20:00 h ás 00:30 h
- Realiza cálculo entre valor e horas extras
- Calcula o total de horas extras respeitando finais de semanas e com base no salário
- Realiza a consulta automática a partir de um banco de dados, que pode ser alterado para o da sua empresa
- Utiliza conexão com base de dados que pode ser alterada para outros fins
- Realiza uma consulta a banco de dados e preenche a planilha com estes dados.
Por estes motivos esta planilha merece ser estudada e acredito que possa ajudar você de alguma forma.
Para utilizar a planilha basta digitar os seguintes dados nos respectivos campos:
Matrícula: 12345
Data Inicial: Qualquer entre 1/6/2011 e 21/6/2011
Data Final: Qualquer entre 1/6/2011 e 21/6/2011
E após configurado clicar no botão “Recarregar”, lembrando que o arquivo do banco de dados Access Ponto.accdb deve estar salvo em C:\.
Baixe a planilhaAbraço
Marcos Rieper