Lista de dados com tamanho dinâmico – Excel

Lista de dados com tamanho dinâmico – Excel

Objetivo: Demonstrar como criar uma validação de dados para uma lista de valores aonde possam ser cadastrados novos valores, sem deixar campos em branco.

Esta dica foi baseada em um vídeo de Robert Martin a quem agradeço.

A validação de dados no Excel permite garantir a integridade de dados de uma coluna. Como podemos ver no artigo: http://guiadoexcel.com.br/validacao-de-dados-excel. Uma das validações possíveis é a feita a partir de uma lista de valores, aonde somente poderão constar nas células definidas com esta validação os dados desta lista. Esta validação possui um probleminha, se você for incluir mais dados nesta lista de validação será necessário incluir valores entre esta lista, ou deixar espaços em branco abaixo da lista, o que ocasiona que na lista de validação também hajam valores em branco, criando uma lista não muito profissional. Para resolver esta deficiência vamos fazer o seguinte: 1. Crie uma lista de valores em uma coluna, para este exemplo utilizamos a coluna G: 2. Clique na guia Fórmulas->Definir Nome 3. Na janela que segue digite os seguintes dados:

  • Nome: Digite um nome para o intervalo, no caso colocamos o nome Lista
  • Comentário: É bom colocar algum comentário descrevendo o objetivo destes dados, pois depois de um tempo pode ficar difícil saber a serventia quando houverem muitos nomes definidos em uma planilha.
  • Refere-se a: Neste campo você deve digitar a seguinte fórmula: =DESLOC(Plan1!$G$1;0;0;CONT.VALORES(Plan1!$G:$G);1)

Sendo que esta fórmula faz o deslocamento da altura do intervalo nomeado deste intervalo. Note que no campo destinado a altura da fórmula DESLOC foi utilizada a fórmula CONT.VALORES que permite que a altura da lista de dados seja maior ou menor, conforme a necessidade. Esta é a chave da solução do problema, vamos agora aplicá-la. 4. Selecione a célula aonde quer aplicar a validação, no nosso caso A1, e clique na guia Dados->Validação de dados 5. Selecione em Permitir: a opção Lista e em fonte digite =Lista. Agora a validação está correta, lembrando que o intervalo nomeado também pode ser referente a outra planilha dentro do mesmo arquivo, o que permite uma melhor organização do arquivo.

Baixe a planilha

Abraço

Marcos Rieper


Marcos Rieper

Pai, marido, professor e consultor em Excel.

Obrigado por ler este artigo, este blog foi criado para difundir o conhecimento em Excel à todos.

Divulgamos novos artigos nas redes sociais, basta clicar nos ícones abaixo.

Excel não precisa ser complicado

Assine nossa newsletter e receba dicas práticas para dominar o excel