Planilha Excel Diagrama de Pareto, Diagrama de Ishikawa e 5W2H

Formatação Condicional em Tabelas Dinâmicas Excel
Formatação Condicional em Tabelas Dinâmicas Excel
23 de maio de 2012
Planilha FMEA Excel - Análise do Tipo e Efeito de Falha
Planilha FMEA Excel – Análise do Tipo e Efeito de Falha
4 de junho de 2012

Planilha Excel Diagrama de Pareto, Diagrama de Ishikawa e 5W2H

Objetivo: Demonstrar a utilização do Diagrama de Pareto, Diagrama de Ishikawa e da planilha de 5W2H na identificação de problemas, análise de problemas a serem tratados prioritariamente e plano de ação.

Neste artigo são apresentadas algumas técnicas para a identificação de problemas, definição de prioridades e de planos de ação.

As organizações de uma forma geral possuem situações em que é necessário um estudo mais aprofundado dos problemas, e nestas situações vamos estudar algumas técnicas de Controle de Qualidade que podem ser aplicadas.

Para levantar quais os problemas que ocorrem, pode ser feita uma pesquisa aonde serão levantados os principais problemas.

Na tabela acima foram inseridos os campos %Rel e o %Acum aonde o %Rel é a divisão entre a Qtde e o valor total e o %Acum é a soma dos percentuais.

Após listadas as causas, elas devem ser colocadas em ordem decrescente do campo Qtde para que o gráfico fique correto.

Assim que é criada a lista devem ser selecionados os campos Causa,%Rel e %Acum e pressionado Alt+F1, é criado um gráfico automaticamente.

Clicando com o botão direito sobre o segundo gráfico que é o % Acumulado pode ser clicado em Alterar tipo de gráfico de série e alterar para o gráfico de linha. O resultado é o abaixo.

Note que as 3 primeiras causas representam 70% das reclamações aonde está definido pela seta desenhada manualmente.

Na identificação de causas pode ser utilizado o Diagrama de Ishikawa, aonde são listadas todas as causas que podem gerar o problema.

Conforme a Wikipedia “O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como “Diagrama de Causa e Efeito”, “Diagrama Espinha-de-peixe” ou “Diagrama 6M” (ver abaixo), é uma ferramenta gráfica utilizada pela Administração para o gerenciamento e o Controle da Qualidade (CQ) em processos diversos de manipulação das fórmulas. Originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943 e aperfeiçoado nos anos seguintes.

Em sua estrutura, as causas dos problemas (efeitos) podem ser classificados como sendo de seis tipos diferentes (o que confere a esse diagrama o nome alternativo de “6M”):

  • Método: toda a causa envolvendo o método que estava sendo executado o trabalho;
  • Matéria-prima: toda causa que envolve o material que estava sendo utilizado no trabalho;
  • Mão-de-obra: toda causa que envolve uma atitude do colaborador (ex: procedimento inadequado, pressa, imprudência, ato inseguro, etc.)
  • Máquinas: toda causa envolvendo á máquina que estava sendo operada;
  • Medida: toda causa que envolve uma medida tomada anteriormente para modificar o processo, etc;
  • Meio ambiente; toda causa que envolve o meio ambiente” 

Desta forma são identificados os problemas e listados nas setas e depois é gerado o plano de ação 5W1H ou 5W2H aonde temos:

  • What: o que será feito.
  • Why: porque será feito.
  • Where: aonde será feito.
  • When: quando será feito.
  • Who: por quem será feito.
  • How: como será feito.
  • How much: quando custará.

A diferença entre o 5W2H e o 5W1H é que o How much não está incluso neste último, sendo um tipo de plano de ação em que não se deseja realizar a análise do custo.

Esta tabela de controle dos planos de ação pode ser utilizada também com o envio automático de e-mails ao chegar ao limite da entrega. Veja o artigo em http://guiadoexcel.com.br/5w2h-envio-por-email-das-pendencias-vba-e-outlook.

DIGITE O SEU EMAIL PARA FAZER O DOWNLOAD DOS ARQUIVOS:

Download “Planilha Excel Diagrama de Pareto, Diagrama de Ishikawa e 5W2H” Pareto_Ishikawa_5W2H.zip – Baixado 3318 vezes – 23 KB

Abraço

Marcos Rieper

20 Comentários

  1. Eu estou estudando Gestão da Qualidade, como parte do MBA da FGV em Gestão Empresarial e, pesquisando os temas Pareto, Ishikawa e ferramentas de gestão, acabei parando aqui.

    Gostaria de dizer que seu site é impressionante, as matérias são extremamente úteis e o fato de você disponibilizar as planilhas para uso gratuito é um serviço de utilidade pública e cidadania que você está prestando.

    Fiquei muito entusiasmado com o guiadoexcel.com.br e vou divulgar para meus colegas.

    Muito obrigado por fazer esse site.

  2. DSousa disse:

    Estou procurando alguns gráficos que sei existir em seu site, porém, não há caminho para acessá-los, por exemplo aquele gráfico em célula utilizando formatação (wedings), sei que está em seu portifólio, pois, acessei a poucos dias e para o caso citado existe até video, mas, a localização neste site está bem dificil, não é rastreável e por mais que tente, não existe canal de acesso…

  3. Helton disse:

    Bom dia Marcos…
    Estou a algumas horas navegando na internet tentando achar uma solução para meu problema e cai aqui… no seu site..
    lendo alguns de seus artigos percebi o quanto domina a ferramenta então gostaria de pedir sua ajuda.

    Estou realizando o controle dos defeitos de uma linha de produção e para isso montei dois gráficos.
    Um deles é o pareto em PPM (partes por milhão)
    o outro é o problema. O conceito dele é: Elegi os top 5 defeitos de um determinado produto e quero mostrar a evolução dele nos meses. Para isso gerei um gráfi (PPM/tipo de defeito) e em cada tipo de defeito tem 4 barras correspondentes a 4 meses (abril. maio, junho e julho). Se as barras forem decaindo significa que para aquele defeito as nossas ações estão funcionando.
    Entretanto, para fazer o top 5 em ordem preciso usar a média dos meses e gostaria que esse valor fosse uma linha cortando as barras, porém, para isso preciso colocar as 5 médias nos 5 defeitos e ai…..
    hoje estou gerando um grafico tipo dispersão da média onde é criado um ponto e manualmente eu desenho uma linha mas está me tomando tempo…
    tentei linha de tendência e tudo mais… entretando ele não fica definido no intervalo certo (nas barras do seu defeito) sempre estrapola para o próximo.

    Meu excel é intermediário.. não sou programadr mas sempre me virei bem,.. mas agora.. já nao sei mais oq tentar! pode me ajudar?

  4. Rodrigo disse:

    Muito bom mesmo, está de parabéns!

  5. Fabio Cipolla disse:

    Parabéns pela iniciativa. Divulgo com entusiasmo para meus alunos seu site.

  6. Filipe Vieira disse:

    Olá.

    Há como criar um gráfico de pareto através de uma tabela dinâmica?

  7. Mario Beer disse:

    Eu usava no Excel XP um programa chamado water.xla que calculava propriedades fisicas de agua e vapor.
    Com as novas versoes do Excel nao consigo mais utilizar estes programas.
    Como posso contornar este problema?
    grato
    Mario beer

    • Marcos Rieper disse:

      Bom dia Mário,

      O seu sobrenome é beer mesmo? Que massa =D.

      Seguinte, há componentes que não tem portabilidade para novas versões do Excel, seria necessário analisar o código fonte deste suplemento para que pudéssemos fazê-lo funcionar em outras versões do Excel.

      Talvez seja aquela compatibilidade de 32 bits para 64 bits.

      Abraço

      Marcos Rieper

  8. Murilo disse:

    Marcos, boa tarde.

    Assim como disse o Cortez, o parabenizo pela iniciativa.
    Seu site enriquece o conhecimento de quem gosta e utiliza o Excel no dia-a-dia!

    Valeu!

  9. Luiz Henrique Santos Cunha disse:

    Bom dia Marcos.

    Gostaria de parabeniza-lo sobre o site. O mesmo enriqueceu os meus estudos de administração e consegui criar alguns diagramas através das suas explicações. Já está gravado no ícone favoritos, o link.

    Um abraço

  10. Alan disse:

    Parabéns pelo site. Excelente conteúdo…indiquei para vários colegas.
    abs,
    Alan

  11. Paulo Ramos disse:

    Olá. Poderia me ajudar na resolução do seguinte problema: No eixo x teremos as opções A, B, C.. até M; no eixo y teremos a decisão, para cada item avaliado, de ser “sim” ou “não”. A planilha dinâmica mostrará então a distribuição de “sim” ou “não” para cada letra, mais ou menos assim:

    Não SIM Total
    A 5 2 7
    B 10 8 18
    C 8 15 23
    .
    .
    M 6 12 18

    A pergunta é, por exemplo: Como colocar, na tabela dinâmica os dados SIM em ordem crescente ou decrescente?

    Note que se eu copiar a tabela dinâmica e colar em outro lugar como texto, eu consigo facilmente ir em classificar dados, selecionar a tabela toda e escolhar qual coluna quero fazer a ordem; no entanto, na planilha da tabela dinâmica, isso não é possível.

  12. Dalglisg disse:

    Quero saber como se faz um pareto onde a barra que está em linha se inicia do “0”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!


Junte-se ao nosso canal do Youtube. Começamos em abril de 2016, mas já temos mais de 06:00 h de treinamentos gratuitos e este número irá aumentar. Vídeos novos todos os sábados.