Gráfico Excel com Redimensionamento Automático Excel – 2

Gráfico com Redimensionamento Automático Excel
Gráfico com Redimensionamento Automático Excel
26 de novembro de 2011
Planilha Comemorativa do JEC Campeão 2011
Planilha Comemorativa do JEC Campeão 2011
3 de dezembro de 2011

Objetivo: Atualizar um gráfico Excel somente com os dados preenchidos de uma lista com fórmulas com uma base atualizada sazonalmente.



Uma outra versão de um gráfico com redimensionamento automático, solicitada por outro amigo. Nesta outra planilha os valores variam conforme uma lista de valores utilizando o PROCV para trazer os dados, mas poderia ser também SOMASE ou outras fórmulas. O problema era que o gráfico somente deveria considerar os valores que estivessem preenchidos na lista de valores ao lado dos dias.

  • Digite no campo Nome uma informação que represente a lista de dados, no nosso caso será Cidades, pois demonstrará a lista que possui o nome das cidades
  • No campo Refere-se a digite a fórmula =DESLOC(Plan1!$A$2;0;0;CONT.VALORES(Plan1!$B:$B)-1;1), ou seja, a seleção da célula A2 será deslocada a quantidade de linhas que houver na  contagem de valores, clique em OK.

4. Clique em novo ainda na mesma janela e faça a seguinte operação:

  • Digite no campo Nome uma informação que se refira a valores, no caso Valores
  • No campo Refere-se a digite a fórmula =DESLOC(Plan1!$B$2;0;0;CONT.SE(Plan1!$B:$B;”>0″);1) para que o intervalo nomeado dos valores também seja variável.

5. Clique na guia Inserir e selecione um tipo de Gráfico 6. Clique no gráfico e na guia Design referente ao gráfico 7. Clique no botão Selecionar Dados 8. Na tela que segue clique no botão Adicionar e em Valores da Série digite =Pasta1!Valores, importante notar que é obrigatório informar o endereço completo, incluindo a pasta da planilha 9. Retornando a tela anterior na parte destinada aos Rótulos do Eixo Horizontal clique em Editar e digite =Pasta1!Cidades 10. Clique em OK e retorne a pasta 11. O gráfico já estará com os dados atualizados conforme o filtro que for aplicado nos dados, mudando por exemplo as sucursais ou as cidades, mas você também pode melhorar o gráfico inserindo o total dos valores apresentados no gráfico por exemplo:

  • Digite em algum campo a fórmula =SUBTOTAL(9;C:C) que faz a soma de campos filtrados, mudando o número há outras funções que também podem ser utilizadas
  • Selecione o título do gráfico e no campo de fórmulas clique na célula aonde a função foi digitada

GUT PPT


Abraço

Marcos Rieper

11 Comentários

  1. Afonso disse:

    Grande Rieper,
    Mais uma vez nos trazendo soluções originalíssimas e elegantes do Excel.
    Este post caiu como uma luva para a minha necessidade.
    Muito Obrigado, Afonso

  2. Walter Bernal disse:

    Marcos,

    O Download não está funcionando.

    Abraço!

  3. Thiago disse:

    Caro Rieper,

    De fato o link não esta funcionando.

  4. Jorge Barbosa disse:

    Grande Marcos Rieper!!

    Estava procurando por essa solução há meses! parabens e obrigado!

  5. nei disse:

    boa tarde, preciso de uma ajuda!!
    tenho em excel 4 cidades onde em cada mes foi apurado um valor de imposto, porem qdo o saldo for negativo ou zero nao quero que apareça no grafico.
    como faço esse grafico ?

  6. Cesar disse:

    Olá Marcos,
    Achei a pagina, pesquisando por gráfico dinamico.
    Uma sugestão para a “escrita” do artigo, referencie um pouco melhor o que e onde mexer… para quem não está acostumado é como ler grego…
    Eu não costumo trabalhar com excel e preciso achar uma solução rápida e eficiente, acredito que a informação do seu artigo irá resolver, mas o problema é entender o que está aqui….
    🙁

    Um exemplo básico, a parte que você começa com : “Digite no campo Nome uma…” . Parei e estou me perguntando até agora, “que raio de campo Nome” ?? No inicio achei que era no wizard do grafico mas depois vi que não é… não é nada intuitivo para quem não está acostumado a mexer com excel ou ler seus artigos.
    ps.: Tentei entender pela planilha do download mas o excel aqui da empresa é o 2003…não reconheceu as funções dentro dela.
    … voltando a googlar sobre as funções DESLOC

  7. Claudinei disse:

    Boa noite,

    Muito boa essa solução.
    Tenho uma solicitação.
    Tenho os dados abaixo, onde a cada mês insiro um nome mês e também posso inserir uma empresa a mais, como fazer esse gráfico também ficar com o redimensionamento automático?

    EMPRESA JANEIRO FEVEREIRO MARCO
    A 1 10 12
    B 2 11 14
    C 3 12 16

    Se puder me ajudar.

  8. Claudinei disse:

    Minha solicitação sai fora de configuração as colunas do gráfico.

    EMPRESA |JANEIRO |FEVEREIRO | MARCO
    A | 1 | 10 | 12
    B | 2 | 11 | 14
    C | 3 | 12 | 16

    Acho que agora sairá melhor.

  9. Guilherme Sampaio disse:

    Excelente Material.

    Parabéns!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!


Junte-se ao nosso canal do Youtube. Começamos em abril de 2016, mas já temos mais de 06:00 h de treinamentos gratuitos e este número irá aumentar. Vídeos novos todos os sábados.