Excel VBA – Planilha de controle de paradas de produção

Criar arquivo de texto formatado Excel
Excel VBA – Criar arquivo de texto delimitados
9 de julho de 2015
Excel - Função formulário
Excel – Função Formulário
13 de julho de 2015

Excel VBA – Planilha de controle de paradas de linha de produção

Excel Planilha de paradas de linha de produção

Esta planilha foi criada pelo Arthur Cavalcanti Paes Junior que atua como gerente de fábrica em Recife. Obrigado por compartilhar seu conhecimento.

Os recursos da produção precisam parar em algum momento, seja para ginástica laboral ou troca de turno, no caso dos operadores, ou para fazer a manutenção, no caso das máquinas. Quando a parada é prevista, perfeito, pois a capacidade de produção foi calculada considerando o tempo das paradas, mas e quando é uma parada emergencial? E mais, e quando essa parada ocorre quando a indústria está operando no limite da capacidade para atender um pedido com o prazo apertado?.

http://www.kitemes.com.br/qual-o-custo-das-paradas-na-producao-e-como-minimiza-lo/

Conforme o site Kitemes, no artigo acima, que recomendo a leitura, as paradas de produção são grandes ofensores do índice OEE (Overall Equipment Effectiveness), ou Índice de Eficiência Global do Equipamento que é uma das principais métricas para medir se um processo é eficiente ou não dentro de uma linha de produção.

Nesta planilha disponibilizada pelo Arthur, temos uma planilha que auxilia no controle das paradas de linha de produção. Permitindo que sejam realizados os apontamentos das paradas, programadas ou não, e permitindo a análise das mesmas por supervisor e identificando quando e quanto tempo ficou parada e a análise dos motivos relacionados com estas paradas.

Como usar a planilha:

Esta planilha foi criada como exemplo para o caso específico de uma empresa, mas pode ser adaptada á sua empresa, alterando para isso os códigos de motivos de paradas em cada uma das planilhas de dias nas células de W6 á W15:

Excel Planilha de paradas de linha de produção 1

Desta forma a lista de códigos selecionados para os motivos das paradas já estará atualizada:

Excel Planilha de paradas de linha de produção 2

Nas abas de dias, são feitos os apontamentos das paradas de máquinas, identificando quanto tempo a máquina ficou parada através da identificação dos horários de Início e Fim, o código do motivo da parada e a observação.

Estes dados são sumarizados automaticamente na tabela de relatório, aonde se tem uma visão sintética e rápida dos problemas ocorridos nos dias:

Excel Planilha de paradas de linha de produção 3

E por fim, na planilha GRAF_1, temos uma visão analítica dos problemas ocorridos em cada turno, apresentando os motivos das paradas, o tempo de parada,  e os horários por cada máquina:

Excel Planilha de paradas de linha de produção 4

Clicando no botão abaixo você pode realizar o download da planilha Excel apresentada:

Download “Planilha paradas de produção” Planilha-de-paradas-de-produção.zip – Baixado 176 vezes – 2 MB

Abraço

Marcos Rieper

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!


Junte-se ao nosso canal do Youtube. Começamos em abril de 2016, mas já temos mais de 06:00 h de treinamentos gratuitos e este número irá aumentar. Vídeos novos todos os sábados.