Controle de Hora Extra – Excel 2007/2010 – Planilha de hora extra 2.0

Planilha de Pesquisa - Avaliação de clientes - Planilha pronta Excel
Planilha de Pesquisa – Avaliação de clientes – Planilha pronta Excel
26 de maio de 2013
Controle de ordem de serviço Excel
Planilha de Ordem de Serviço Excel
4 de junho de 2013

Controle de Hora Extra – Excel 2007/2010 – Planilha de hora extra 2.0

Objetivo: Disponibilizar uma planilha para controle de horas extras, aonde são apresentadas várias fórmulas utilizando horas.

Este documento Excel 2.0 possui cálculo das horas extras, horas negativas, horas trabalhadas em sábados, domingos e feriados.

ATENÇÃO: VERSÃO 3.0 desta planilha disponível no artigo: Esta é uma melhoria da pasta de trabalho do artigo: http://guiadoexcel.com.br/controle-de-hora-extra-excel-2007-2010-2013-planilha-de-hora-extra-3-0. 15/04/2015.

Cálculo de Hora Extra Excel

Planilha de lançamento de horas

Nesta planilha você irá realizar o lançamento das horas, conforme os campos para entendermos:

Cálculo de Hora Extra Excel

  • Data: data do lançamento das horas;
  • Entrada: horário de entrada;
  • Saída intervalo: horário de saída do almoço;
  • Retorno intervalo: horário de retorno do almoço;
  • Saída: horário de saída da empresa;
  • Total horas: total de horas trabalhadas no dia, inclusive considerando quando é trabalhado passando da meia-noite;
  • Horas extras: total de horas trabalhadas menos as horas normais da jornada;
  • Horas negativas: total de horas quando o trabalhador trabalhou menos do que as horas normais da jornada de trabalho;
  • Sábado: total de horas trabalhadas no sábado;
  • Domingo: total de horas trabalhadas no domingo.

Configuração e resumo das horas extras e dos valores a receber

Neste resumo é importante ressaltar que é apenas uma estimativa e que os valores podem ser diferentes na folha de pagamento. Esta planilha não deverá ser usada como está para apuração e pagamento de horas extras de funcionários.

Na configuração você também pode alterar a configuração de horas normais trabalhadas, bem como a configuração dos percentuais pagos para hora extra em cada dia.

Outra configuração é a dos feriados, aonde devem ser configuradas para cada ano os feriados que existam.

Cálculo de Hora Extra Excel

Cálculo de Hora Extra Excel

No resumo da planilha de horas extras temos os seguintes dados:

Configuração dos cálculos da planilha de horas extras

  • Horário normal: Determina a quantidade de horas normais que estão contratadas, a principal mudança é que agora tem o total de horas de cada dia da semana.
  • Dias sem.: Percentual a ser pago pelas horas de segunda á sexta que excedam o total de horas normais;
  • Sábado: Percentual a ser pago pelas horas trabalhadas no sábado;
  • Domingo: Percentual a ser pago pelas horas trabalhadas no domingo;
  • Feriado: Percentual a ser pago pelas horas trabalhadas no feriado;
  • R$/hora: Valor pago por hora trabalhada, para chegar neste valor divida o valor do salário por 220 horas ou total de horas que você tem contratada;

Resumo das horas extras

Com base na planilha de horas extras e nos cálculos configurados conforme demonstrado acima, é realizado o resumo dos dados de horas extras conforme abaixo:

Cálculo de Hora Extra Excel

  • Horas extrasSoma da coluna de horas extras da planilha, somente as horas extras de segunda a sexta estão nesta coluna;
  • Horas negativasSoma da coluna de horas negativas da planilha de horas extra;
  • Sub-totalTotal de horas extras menos as horas negativas;
  • Horas totais: Cálculo da diferença de horas extras – horas negativas * percentual configurado Dias Sem, Sábado, Domingo, conforme a linha;
  • Total em R$: Multiplicação do total de horas de cada tipo pela sua respectiva configuração e pelo valor pago por hora.

A principal mudança é a inclusão dos cálculos dos valores negativos para o sábado e domingo além dos dias comerciais. Isto para atender empresas, principalmente de varejo que possuam expedientes nestas datas, bem como em feriados.

DIGITE O SEU EMAIL PARA FAZER O DOWNLOAD DOS ARQUIVOS:

Download “Controle de Hora Extra – Excel 2007/2010 – Planilha de hora extra 2.0” ControleDeHoraExtra1.zip – Baixado 9158 vezes – 43 KB

Abraço

Marcos Rieper

54 Comentários

  1. Luiz disse:

    Marcos, como eu poderia adaptar a planilha numa situação que ao deixar de trabalhar em um dia útil, seja gerado horas negativas?
    Também, no mês anterior teve uma saldo de horas positiva ou negativa que influencia no cálculo do mês atual, como levar isso em consideração?

  2. Fabricio Biazzotto disse:

    Olá Marcos,

    A minha dúvida é a mesma do Luiz, porém temos um relevante, na empresa em que trabalho o horário é flexível, os horário de entrada é entre 07:00 e 09:00 e o de saída é entre 16:00 e 18:00.

    Seria possível, por exemplo, entrar as 09:00 e sair às 16:00 e no dia seguinte entrar as 07:00 e sair às 18:00, aí o segundo dia iria compensar as horas negativas do primeiro.

    Sabe se é possível fazer uma planilha que preveja esta situação?

    • Marcos Rieper disse:

      Bom dia Fabricio,

      Sim, é possível, mas terá que ficar para uma próxima versão. A planilha de hora extra é complicada de ser feita de forma a abranger todas as regras de todos os sindicatos dado que são tantos os sindicatos no Brasil e tão diversas estas regras.

      Por isso só dá pra ir incrementando aos poucos esta planilha.

      Abraço

      Marcos Rieper

  3. Leonardo disse:

    Bom dia Marcos, eu nao sei se nao estou sando usa sua planilha, mais tem certos dias tipo 06/07 13/07 20/07 e 27/07 que nao esta saindo os 30min ou 1hr de hora extra e esses dias sao sabados, e eu coloquei la o horario do sabado pra ser apenas 4hrs, e nesse caso esta passando das 4hrs e nao ta dando as horas extra.

    grato fico aguardando sua resposta, pois gostei muito da sua planilha
    abraço
    att: Leonardo Peixoto

  4. Jefferson disse:

    Como faço o download desta planilha?

  5. Robson disse:

    Marcos, boa tarde

    Você tem alguma planilha que faça o cálculo de horas extras considerando a súmula 85 TST ou conhece algum lugar que eu possa baixar?

    eu preciso calcular o adicional de horas extras para aquelas destinadas a compensação (além da oitava diaria de segunda a sexta, mas que ficaram dentro dos horarios previstos no sistema de compensação

    Att
    Robson

  6. robson disse:

    Marcos, para inserir uma tolerancia de 5 minutos……qual a formula padrão??
    obrigado

  7. bom dia, como faço para calcular separadamente as horas extras excedentes? por exemplo, se trabalhar 10 horas extras(60%), 8hs normais, 1hr de almoço e a outa 1hr que seria de 110% calcular separadamente, tem como fazer isso?

    obrigado e parabéns pelo seu trabalho.

    grato.

    • Marcos Rieper disse:

      Boa noite Rafael,

      Teria que realizar algumas alterações na planilha, estou juntando algumas para criarmos uma nova versão, talvez na próxima consigamos colocar esta alteração.

      Abraço

      Marcos Rieper

  8. boa tarde!
    Excelente a planilha. gostaria apenas de perguntar se vc teria uma planilha na qual aparecem os quantitativos totais de horas extras, sempre considerando a jornada de 44 horas semanais. Levando em consideração que o horário do empregado é flexivel, ou seja, não tem um horário predeterminado. Tendo inclusive algumas folgas durante o mês. Obrigado. Caso tenha poderia me enviar por email.

    • Marcos Rieper disse:

      Boa noite José Antônio,

      Este horário totalmente flexível é um modelo bastante interessante, vamos anotar para uma próxima versão. Infelizmente no momento não estamos realizando serviços externos, por este motivo não poderemos criar sua planilha agora.

      Abraço

      Marcos Rieper

  9. Bia disse:

    Bom dia,

    Como faço para lançar que o empregado trabalhou até meia noite ? Não é possível deixar zerado pois ele não calcula as horas nem colocar 24:00hrs. Na verdade o empregado virou o dia.

    Obrigada

  10. Laís disse:

    Bom dia Marcos, no meu caso a 1ª hora seria a 50% e as demais a 100%, teria como fazer isso na planilha?

  11. olá marcos, sou garçom trabalho nesses horários,
    folga toda segunda
    terça 17:00 as 00:30
    quarta 17:00 as 00:30
    quinta 17:00 as 00:30
    sexta 17:00 as 01:30
    sábado 11:00 as 16:00 intervalo e retorno as 18:00 até 02:00
    domingo 11:00 as 16:00 intervalo e retorno as 18:00 até 02:00
    feriados 11:00 as 16:00 intervalo e retorno as 18:00 até 02:00

    só que na minha folha de ponto sou obrigado a assinar das 17:00 as 00:00 como faço para ter uma planilha do periodo em que estou trabalhando 12/11/2010 até o presente momento

  12. diogo otavio disse:

    OLÁ MARCOS, SUA PLANILHA ESTA ÓTIMA, POREM EU PRECISARIA DE MUDAR NO CAMPO HE COMERCIAL HN COMERCIAL, POIS NA EMPRESA É ASSIM, AS 2 PRIMEIRAS HR EXTRAS É DE 50% E O RESTANTE 30% INCLUSIVE NOS SABADOS, POR FAVOR TERIA COMO VC ME AJUDAR?

  13. THATIANE disse:

    Olá Marcos,
    Parabéns pela sua planilha está sendo muito útil.
    Gostaria de saber se tem como você incluir a coluna de Adicional noturno que é 20 %.

  14. THATIANE disse:

    Olá Marcos,
    Você teria já alguma versão referente a AS 2 PRIMEIRAS HR EXTRAS É DE 50% E O RESTANTE 30% INCLUSIVE NOS SABADOS??
    obrigada

  15. MARCELO disse:

    Olá Marcos, antes de mais nada parabéns pela planinha. Trabalho frequentemente com ferramentas para cálculo de horas extras e a tua planilha é sem dúvida é a mais completa que conheço! Gostaria de deixar uma sugestão para futuras atualizações: ao efetuar a entrada de horas, o programa aparentemente exige o estrito respeito ao formato hh:mm (ou seja: é obrigatória a digitação do sinal de “dois pontos”. Seria extremamente útil se pudéssemos eliminar a digitação de tal sinal, deixando ao programa que se encarregasse de inseri-lo . Tentei algumas soluções (por exemplo: o uso da formatação especial 0##”:”##, com isso obtive o resultado desejado, mas foi afetada a somas das horas…

  16. Jhon Lenon disse:

    Amigo primeiro parabéns pelo seu trabalho é muito D+.

    Eu queria saber se vc tem uma planilha ou tem como adicionar uma função nessa que ta perfeita.

    A função é ele calcular também as horas normais pra que no final dos lançamentos ele de uma resposta de horas extras normais domingo feriados e horas normais trabalhada, calcular tudo pra que no final de um resultado de soma de tudo horas normais e horas acréscimo.

    Seria muito importante calcular tudo isso que ja pagaria o funcionario atraves das horas lançadas e das extras tbm.

    Te agradeço se puder entrar em contato comigo no meu email e me der uma resposta eu te agradeço muito mais muito obrigado mesmo.

  17. Bom dia. Caro Marco, parabéns pelo Trabalho.
    Goataria de solicitar uma planilha nos seguintes moldes trabalho de segunda a sexta de 19:00 as 04:48 com 01 hora de janta e saio as 07:00 após as 07:48 é hora extra, folga aos sábados, no domingo é escala trabalho 02 domingos seguidos e folgo 01, domigo trabalhado é hora extra 100%. não conseguir utilizar uma planilha para calcular estas horas, você poderia me ajudar? desde de já grato.

  18. Rafaela disse:

    Boa Tarde, Marco

    Estou em duvidas nas horas negativas e as hrs noturnas como faço para inclui-las?

  19. Boa tarde Marcos.
    Esta sua planilha realmente é show!!!
    Quero ver com você se tem como incluir ou modificar uma fórmula, pois aqui na empresa temos 10 minutos de tolerância, tanto na entrada (as 07:00) como na saída (16:48).
    Existe alguma maneira de, no campo HE COMERCIAL, se o resultado da batida de cartão for menor ou maior que 10 minutos (chegar 10 minutos antes ou 10 minutos atrasados de manha, por exemplo) NÃO contar como hora extra ou falta?
    Mas se o valor for superior ou igual a 11 minutos, tanto como hora extra como para falta que seja contado o real (os 11 minutos)??
    Abraços!!

  20. Waltemir disse:

    Como devo proceder para deixar de colocar os dois pontos entre horas e minutos, mas a planilha deverá assumir como se tivesse colocado os dois pontos. Exemplo: digito 1215 e a planilha registra 12:15

  21. SARAH disse:

    olá, estou tentando adaptar a tabela as minhas necessidades, mas não estou conseguindo. No sábado meus funcionários trabalham 4h. Quando eu altero o horário no sábado para 4h na configuração de horas, a tabela continua calculando horas negativas de 4h como se o horário normal fosse 8h. como faço para alterar isso?

  22. Eduardo disse:

    Meu horário uma vez por mês muda, pois eu fico de plantão na empresa. Tenho 3 semanas horário normal e uma semana horário de plantão.

    E possível adicionar esta regra na sua planilha?

    Horário Normal:
    08:30 – 12:30 e 14:00 – 18:48 – Segunda a Sexta.

    Horário Plantão:
    08:30 – 12:30 e 14:30 – 18:30 –
    Segunda a Sexta + Sábado 08:30 a 12:30.

  23. Tenho um documento aqui do RH das minhas horas.

    08:23 – 12:32 – 14:03 – 18:51 Trabalhado 08:48 Créditos BH 00:07

    Tenho tolerância no relógio ponto de 5 minutos antes e depois. Sua planilha calculou 9 minutos mesmo eu informando que a tolerância era de 5 minutos.

    Sua planilha esta com esta falha ou eu que usei errado?

  24. Paulo Roberto disse:

    Boa tarde,marcos suas planilha são otimas gostei.
    Aquelas com horas extras mim ajudaram muito..

    Vc tem bons exmplos de planilhas..

    Boa tarde..
    Paulo Roberto

  25. Paulo Roberto disse:

    Boa tarde,Marcos
    Depois que comecei olha suas planilhas,,passei agosta e pratica varias planilhas com formulas..

    Valeu..
    Boa tarde

  26. Estou tentando baixar a planilha, mas esta constando como macro foi corrompido

  27. Bom dia! Marcos
    O problema é que estava usando uma versão antiga do Excel, baixei uma nova e tudo voltou a funcionar perfeitamente.
    Que DEUS ilumine todos os dias de sua vida.

    Abraço.

  28. Erik disse:

    Tá, mais onde baixo a planilha?!

  29. Rubia disse:

    Olá Marcos,
    A planilha “Hora Extra 3.0” está gerando horas negativas quando selecionamos a opção “Feriado”.
    Isto já foi corrigido?
    A planilha está ótima, mas teria como corrigir este detalhe?
    Obrigada!!

  30. Lucineide disse:

    Bom dia!

    Consigo fazer uma escala 12×36 nessa planilaha?

  31. Olá boa tarde,
    e quando o funcionário falta como fica negativo na planilha?

  32. Maria Gorete Avelino Dantas disse:

    Oi Marcos,

    Será que tenho como montar uma planilha na qual, apure as horas trabalhadas, extras, negativas e compensando as 4 horas referente aos sábados ( sem a opção de aumentar em 48min. de 2ª a 6ª), uma vez que, a empregada prefere que seja compensado quando a jornada ultrapassar as 8 hrs diária.
    Jornada diária = 8 hrs de 2ª a 6ª (9:30 às 19:00)
    Intervalo = 13:00 ás 14:30
    Sábado = 4 hrs ( a compensar)
    Obs. Qual é a sua planilha que devo baixar e qual o custo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!


Junte-se ao nosso canal do Youtube. Começamos em abril de 2016, mas já temos mais de 06:00 h de treinamentos gratuitos e este número irá aumentar. Vídeos novos todos os sábados.