Como Fazer a Consolidação de Dados no Excel

Como Fazer a Consolidação de Dados no Excel

Como realizar a consolidação de dados no Excel, ou seja, como unir dados de várias pastas de trabalho Excel de forma que a cada alteração realizada nas planilhas o consolidado seja atualizado automaticamente.

Quando trabalhamos em empresas que possuem filiais, é comum possuirmos planilhas separadas para cada uma destas. E também é comum querer ter todos estes dados em uma planilha única, a fim de poder criar relatórios e gráficos baseados na lista completa.

Desta forma este vídeo te ensinará uma forma de unir dados de diversas fontes de dados, não necessariamente planilhas, afim de que estas se tornem uma única, e também que estes dados assim que atualizados sejam refletidos nesta planilha que une todas as informações.

Como Unir Planilhas no Excel

Siga este passo-a-passo para unir planilhas em uma só de uma forma muito rápida e escalável.

Ou seja, ao você inserir novas planilhas bastará clicar em um botão para que os dados sejam automaticamente atualizados na planilha consolidada.

Todos os Arquivos com o Mesmo Cabeçalho

Todos os arquivos devem ter as mesmas colunas, isso é importante para que no momento em que for unir os dados eles fiquem corretamente consolidados.

consolidação de dados no Excel 1

Arquivos em uma Mesma Pasta

Coloque todos os arquivos em uma única pasta. E sempre que tiver novos arquivos bastará colocar nesta pasta para que os dados sejam juntados no Excel automaticamente.

Consolidação de dados no Excel capa 2

Importar Arquivos para Consolidação

Abra o Excel e clique na guia Dados -> Obter Dados -> De arquivo -> Da pasta.

Consolidação de dados no Excel capa 3

Localize então a pasta aonde estão os arquivos clicando em Procurar e clique em OK

Clique então em Transformar, será aberto o PowerQuery no Excel para que você prossiga com a consolidação dos dados do Excel

Consolidação de dados no Excel capa 4

Consolidação de dados no Excel

No Powerquery que será aberto no seu Excel clique nas colunas após Name e apague todas, basta selecionar elas e clicar em Delete.

Consolidação de dados no Excel capa 5

Em seguia clique no botão combinar arquivos e aguarde o processo concluir.

Consolidação de dados no Excel capa 6

Na tela que segue clique no nome da planilha que deseja consolidar, por exemplo Plan1 e veja se os dados são aqueles, serão consolidados os arquivos da Plan1 de todas as Pastas de trabalho Excel.

Clique em OK

Alterar os Tipos dos Campos

Altere os tipos dos campos clicando no botão no cabeçalho de cada coluna.

Consolidação de dados no Excel capa 8

Com isso a consolidação do Excel já está pronta para ser realizada.

Clique no botão Fechar e Carregar -> Fechar Carregar Para

Consolidação de dados no Excel capa 9

Na tela que segue selecione a opção que melhor atende a sua necessidade, Tabela, Tabela dinâmica ou Conexão, no nosso exemplo usamos Tabela.

Pronto! A consolidação dos dados está concluída.

Este mesmo processo pode ser aplicado também para arquivos de formato texto e csv sem problemas, basta colocar em uma pasta e seguir os passos deste tutorial.

Consolidação de dados no Excel capa 10

Atualização dos dados

Coloque todos os arquivos que quer ver na consulta na pasta, pode adicionar ou retirar sem problemas, todos serão unidos automaticamente.

E para atualizar a tabela basta clicar no botão em Dados -> Atualizar Dados para que tenha uma visão atualizada.

Consolidação de dados no Excel capa 11

Download

Pode realizar o download dos arquivos de exemplo no botão abaixo e acompanhar este tutorial de como consolidar dados no Excel.

Baixe a planilha

Marcos Rieper

Curso Excel Completo – Do Básico ao VBA

Quer aprender Excel do Básico, passando pela Avançado e chegando no VBA? Clique na imagem abaixo:


Marcos Rieper

Pai, marido, professor e consultor em Excel.

Obrigado por ler este artigo, este blog foi criado para difundir o conhecimento em Excel à todos.

Divulgamos novos artigos nas redes sociais, basta clicar nos ícones abaixo.

Excel não precisa ser complicado

Assine nossa newsletter e receba dicas práticas para dominar o excel