10 Motivos para você aprender VBA Excel

conciliar-dados-no-excel-modo-manual-e-automatico
Conciliação de dados no Excel – Manual e Automático
17 de setembro de 2016
Planilha de consulta de CNPJ automática
2 de outubro de 2016

10 Motivos para você aprender VBA Excel

Neste artigo você verá 10 motivos pelos quais você deveria pensar em aprender VBA Excel.

O que é VBA?

O Visual Basic for Applications (VBA) é uma implementação do Visual Basic da Microsoft incorporada em todos os programas do Microsoft Office – dentro desse pacote estão os famosos aplicativos Office (Word, Excel, Power Point, Access, etc), bem como em outras aplicações da Microsoft, como o Visio, e que foi também incorporada pelo menos parcialmente em outros programas de terceiros como o AutoCAD, Mathcad e WordPerfect. Ele substitui e estende as capacidades de anteriormente existentes linguagens de programação de macros específicas para as aplicações e pode ser usado para controlar a quase totalidade dos aspectos da aplicação anfitriã, incluindo a manipulação de aspectos do interface do usuário tais como menus e barra das ferramentas e o trabalho com formulários desenhados pelo usuário ou com caixas de diálogo.Wikipédia

Agora que você já sabe o que é VBA, veja agora 10 motivos em exemplos práticos, para entender porque você deve conhecer esta ferramenta, principalmente no Excel.

#1 – Eliminar processos manuais

O VBA permite que procedimentos que são feitos sistematicamente da mesma forma, ou com a mesma lógica, sejam automatizados através de sua programação.

Veja por exemplo a situação de um cliente de nossa consultoria.

Ele possui uma empresa de cobranças e precisa importar os relatórios de seus clientes, que vem em diferentes formatos, principalmente PDF para o seu sistema.

Neste exemplo em específico, há um relatório com os dados do cliente e outro com as suas cobranças.

Então o objetivo é unir os dois relatórios, extrair as informações do mesmo e colocar em um formato que possa ser importado pelo seu sistema.

Este processo era feito manualmente, e para isso seriam necessárias mais pessoas trabalhando, porque são vários clientes, e todos em formatos diferentes, e ainda a necessidade de colocar nos campos corretos extraindo os dados que estão em linhas inteiras. Ufa! Ainda bem que existe o VBA!

Veja no gif a solução funcionando, unindo os relatórios e salvando eles no formato de importação:Aprender VBA Excel

 Perceba que o relatório é criado em segundos e sem erros que um processo manual poderia gerar se aprender VBA Excel.

#2 – O VBA Executa a Tarefa Sempre da Mesma Forma

O VBA, como qualquer outra linguagem de programação, fará sempre o processo da mesma forma, ou seja, se você tem um relatório A, que une com dados do relatório B, realiza cálculos e atualiza o dashboard C sempre da mesma forma, você pode fazer isso com o VBA e lhe poupar muito tempo.

No exemplo abaixo, temos um sistema que consome um serviço online do correio e retorna os dados do rastreamento de pacotes dos correios automaticamente e de forma rápida, além de retornar o relatório indicando os caminhos por onde passou.

Aprender VBA Excel

#3 – Ganhar Tempo e Reduzir Trabalho

Há tarefas que mesmo que você quisesse fazer manualmente, não seriam humanamente possíveis.

Há algum tempo foi necessário converter um relatório de PDF para Excel utilizando um software online.

Ele fez o trabalho bruto, ma trouxe dados mesclados de uma forma que não era possível apenas selecionar os dados e clicar em Desmesclar, e eram 20 colunas e mais de 5.000 linhas por cada uma das 30 abas do relatório. Teria que identificar as células mescladas e clicar em uma por uma para fazer o processo.

Foi feito então um pequeno processo em VBA que percorreu todas as células e desmesclou as células.Aprender VBA Excel

 #4 – Fazer Tarefas “Impossíveis” Manualmente

O exemplo anterior também se aplica, mas neste exemplo de tarefas impossíveis manualmente, temos o seguinte problema:

Foi exportada uma lista de um banco de dados, mas os dados estão em UTF-8, ou seja, os caracteres de acentuação e o “ç” estão bagunçados nas células.

A solução foi criar uma função que realiza a conversão de UTF-8 para ASCII, de modo que a pessoa não teve que manualmente alterar as células para cada situação específica.

Aprender VBA Excel

#5 – Criar Funções Próprias

O VBA permite que você crie suas PRÓPRIAS FUNÇÕES dentro dele e depois as use nas suas planilhas, não é sensacional?

Desta forma você pode criar funções que resolvem problemas, como por exemplo, somar ou contar células conforme a sua cor, fazer uma função para converter UTF8 em ASCII, fazer uma função que retorne uma string á partir da “X” aparição de um caractere ou ainda fazer funções financeiras como uma que lhe retorna o Payback exato de um investimento.

Aprender VBA Excel

 #6 – Criar Formulários e Pequenos Sistemas

O VBA também permite que você crie funcionalidades com formulários dentro do Excel, como pequenos sistemas para as necessidades da sua empresa.

No exemplo abaixo foi criado um sistema de orçamentos em Excel e VBA usando apenas o Excel e um pouco de automação em VBA.

Aprender VBA Excel

No tópico seguinte há um exemplo de um sistema utilizando formulários.

#7 – Manipular Banco de Dados

O Excel pode ser conectado com a maioria dos bancos de dados, e isso também se aplica ao VBA.

Utilizando VBA você pode gerar relatórios em Excel, criar sistemas com cadastros, manipular e alterar registros de bancos de dados, unir dados de tabelas, usar um banco como fonte de dados do seu sistema ou de seu dashboard.

No exemplo abaixo temos um sistema que foi criado utilizando banco de dados em Access, para o controle de rebanho de bovinos de uma fazenda. O problema do mesmo era ter um controle dos animais da fazenda podendo classificar os mesmos, ter controle do peso, vacinas, vermifugações, etc.

Neste sistema há um cadastro de bovinos, importação dos mesmos por Excel, importação dos pesos dos animais na balança, registro das vacinações, vermifugações, relatórios de situação do rebanho, pesagem, vacinas e vermifugações.

Aprender VBA Excel

#8 – Integração com o Pacote Office

Como visto no início, o VBA é visto em todo o pacote Office, e permite a integração entre os sistemas.

Como por exemplo tenho um cliente que trabalha em um Fórum como Oficial de justiça.

Todos os dias ele precisava identificar os processos, abrir o documento do word correspondente e preencher manualmente o processo conforme a situação.

O problema foi resolvido criando uma integração entre o Excel e a mala direta conforme o modelo de cada um dos documentos, bastando então definir o mesmo no cadastramento e depois clicar no botão de impressão para que o trabalho que ele levava 4 horas por dia fosse feito em 5 minutos.

#9 – Compatibilidade com as Versões do Office

O VBA desde que foi criado pouco mudou, e garante uma ótima compatibilidade com versões anteriores. Permitindo portanto que um sistema criado com VBA no Office 2016 seja compatível com a versão 97 do Excel, ou seja, quase 20 anos atrás.

Como exemplo temos um cliente que precisava gerar um arquivo formatado para envio á empresa de plano de saúde seguindo um layout definido pela mesma em txt.

Esta tarefa foi feita no Excel 2016 e utilizada no Excel 97 da sua empresa.

Aprender VBA Excel

#10 – Continuidade da Versão

Os especialistas em Excel são claros em dizer que o VBA não vai acabar em um futuro próximo.

O motivo disso é que muitas empresas dependem do VBA, e retirar ele do Office geraria um enorme transtorno á todos e uma perda financeira gigante para a Microsoft, pois a nova versão provavelmente seria rejeitada.

Então enquanto não houver um substituto há altura para o VBA o mesmo deve continuar no Office. Então pode aprender VBA Excel sem medo!

#11 – Destacar-se Profissionalmente

Elenquei 10 razões, mas aí vai a 11!

Realizei uma pesquisa e não encontrei informações sobre a quantidade de profissionais que conhecem VBA atualmente.

Mas procurando por VBA Excel o linkedin retornou apenas 504.507 pessoas com esta competência. No vídeo eu procurei por VBA Excel e retornou apenas 23.279 pessoas.

Ou seja, no Linkedin, apenas meio milhão de pessoas no mundo tem esta competência, o que significa que aprendendo VBA você terá uma grande vantagem.

Na sua empresa devem haver muitas oportunidades de automatização na sua área e em outras. E se você aprender VBA Excel, provavelmente logo você se destacará, poderá conseguir uma promoção e até se tornar imprescindível para a empresa.

Aprender VBA Excel

Curso VBA Guia do Excel

Se você achou interessante estas vantagens e gostaria de aprender VBA Excel, veja o nosso curso de programação VBA completo.

Por completo quero dizer que você aprende Lógica de Programação e VBA Excel.

A Lógica de programação é a primeira cadeira de qualquer curso de programação, seja técnico ou na faculdade. E não é pra menos, pois para qualquer linguagem de programação que você aprenda, e isso inclui VBA, será obrigatório este conhecimento.

E após a parte de LP, você vai aprender VBA Excel da forma correta e verá de forma muito didática como criar automações em sua empresa e pequenos sistemas.

Conheça em nossa loja detalhes sobre os nosso cursos com excelência em didática e aprendizagem.

Aprender VBA Excel

Abraço

Marcos Rieper

6 Comentários

  1. Riptor disse:

    Fantástico post, Marcos!
    VBA é a boia para os que morrem afogados em ‘trabalhos de formiga’ todos os dias.
    Poucos se dão conta disso, mas com seu post essa triste realidade terá uma ajuda para ser mudada!
    Obrigado!

  2. Paulo Black disse:

    Acho que suas explicações foram muito esclarecedoras para grande parte dos usuários de Excel do dia a dia que esta repetidamente fazendo tarefas que podem ser otimizada com o aprendizado de VBA.

  3. Dionísio G.Neto disse:

    É possível desenvolver todo o aplicativo de NF-e do SEFAZ em VBA?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!


Junte-se ao nosso canal do Youtube. Começamos em abril de 2016, mas já temos mais de 06:00 h de treinamentos gratuitos e este número irá aumentar. Vídeos novos todos os sábados.